Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Como está sua vida nas Redes Sociais?


Se você é um ricaço e aconteceu de ser convidado para uma festa em uma família de classe média não espere comer caviar e beber champanhe. Do mesmo modo, se você é um dez-salários-mínimos e está em festa de bacanas, não espere comer sardinha frita e beber cerveja preta. Não seja um estranho no ninho. Em Roma, como os romanos...


Você deve ter uma Rede Social de sua preferência. Pode ser o Orkut. Eu gosto do Orkut. Em que outro lugar eu encontraria tantas pessoas que gostam do jogo de damas, que gostam de pintura aquarela, que gostam de violão clássico, de canto lírico, de um determinado partido político que, por acaso, é aquele mesmo com quem me identifico?


Outra Rede de que faço parte é o diHITT. Serve para divulgar "notícias", de autoria do próprio membro ou de terceiros. Em ambos os casos lhe são atribuídos dividendos autorais. Ao vencedor as batatas, como diria o Rubião do Quincas Borba.


O diHITT é uma rede onde há extrema facilidade em se conseguir amigos. Ninguém procura saber se você está enrolado em algum inquérito, se tem ficha limpa ou coisas que tais. É recomendável que você vote nas notícias e que participe com comentários. Tudo isso conta pontos para a sua participação em um ranking. Não precisa ser um comentário inteligente. A maioria deles cuida de massagear o ego do autor da matéria. Chiii, eles não vão gostar disso que estou escrevendo. Mas, quê fazer? É assim que a banda toca.


O Facebook é uma rede muito democrática, não sei de ninguém que faça cu doce pra ser amigo. As celebridades, por uma questão de modus faciendi, apenas se permitem ter fãs. Como eu gostaria de ser amigo da Anna Netrebko, do Dmitri Hvorostovsky! Mas apenas posso ser fã.


Porém o mais democrático de todos é o Orkut; nele impera uma relação biunívoca inexorável. Seria como uma democracia de WC, onde todo covarde faz força e todo valente se caga. Nobres e plebeus se tuteiam no Orkut, falam uma mesma linguagem.


Vamos agora para o Twitter? Deus do céu, que terra é essa? Aqui reinam as celebridades. Alguns dizem que são interativos, conversam com você. Isso na verdade não me interessa, também gosto da relação biunívoca no Twitter. Não me seguiu, conte apenas com seus milhões de seguidores, não comigo.


E agora vem o mais surpreendente. A extremada amiga do Blogspot simplesmente não sabe quem eu sou no Twitter. Tenho uma amiga no Orkut e no Facebook que simplesmente não reconhece meus andrajos no Twitter. No Orkut e no Facebook tomamos cerveja nos mesmos bares mundanos, no Twitter ela sequer me permite ajoelhar a seus pés e reverenciar sua majestade.

Há uma outra dificuldade para quem deseja transitar pelas diversas Redes Sociais. O próprio Biz Stone, co-fundador do Twitter, diz que não se trata de rede social mas eu discordo. É Rede Social e acabou-se. #prontofalei
Cada rede tem sua finalidade. No Orkut contatam-se amigos reais e virtuais, joga-se conversa fora, procuram-se comunidades de interesse particular. O diHITT serve para divulgar blogs ou notícias de terceiros. Ainda não falei do BlogBlogs, uma grande rede, também para a divulgação de blogs e um lugar onde impera a briga de cachorro grande. Lá você adiciona alguém como amigo e pode acontecer de ele "fazer o estranho", fingir que não te conhece. Já tive mais de 1500 amigos no BlogBlogs, hoje nem sei mais navegar direito lá, tantas as mudanças...

3 comments:

23 de março de 2010 às 00:05 Doté Jorge disse...

Ô meu nobre, tudo bem?
Bom, como acredito já fazer parte de algumas de suas redes sociais, orkut e blogblogs (duas já é um bom início né? rsrs), resolvi depois de ler seu texto, aderir ao twetter.
Na verdade, não sei sé é o nome, tipo furacão, acho que vou demorar um pouco a aprender a lhe dar com esse twetter.
Assim que terminar o cadastro vou no seu rastro.
No mais um grande abraço, com desejos de sorte, saúde e alegria. Todo dia, o dia todo.
Até já!

24 de março de 2010 às 05:08 Doté Jorge Kwevodun - Rio de Janeiro - RJ - Brasil disse...

Só pra dizer que já aprendi a escrever o nome do bicho: é twitter, twiTTER e TWITTER. Pronto, não erro mais.
Grande abraço!

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário