Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

As ilusões perdidas, os enganos renovados


Naquela manhã de Natal acordei contrariado. No lado direito da cama, sobre o travesseiro, havia um embrulho no formato de um livro, e eu queria ganhar um revólver. Fazer o quê? Comecei a abrir o pacote para ver o que "o bom velhinho" me reservara. Era um revólver. Parecia de verdade. Vinha com uma serpentina de espoletas, munição que quase esgotei no primeiro dia. A criançada começava a correr apavorada quando eu acionava o gatilho.

Veio o carnaval e a mãe, saudosa mãe, completou minha alegria. Como excelente costureira que era, fez uma calça cáqui, uma camisa xadrez e comprou um chapéu a caráter. Estava pronta minha fantasia de cowboy.

Honoré de Balzac escreveu As Ilusões Perdidas. A ilusão do Papai Noel toda criança sempre perde. Quando ganhei o revólver eu sabia que já não era com o barbudo. Antes de prosseguir é preciso colocar um foco nesse meu desejo de ter um revólver. Eu já ia ao cinema, os filmes americanos predominavam. John Wayne, Roy Rogers, o Zorro, etc, filmes de inegável violência. Mas eu sabia discernir o que era filme, o que era vida real e, principalmente, o que era certo, o que era errado. Um revólver, para mim, era apenas um brinquedo. Se não me engano corre por aí a opinião de que devem ser abolidos os brinquedos que suscitem violência, como os revólveres de brinquedo.

E se Balzac escrevesse Os Enganos Renovados? Na minha caixa de correio um amigo fala sobre o PCB. Ele gosta também de Cuba. Fala sobre os militares torturadores na ditadura. Sobre Fidel Castro, que matou milhares no paredão, silencia. Para ele o comunismo é a redenção da humanidade mas não enxerga, a rigor, que isso não existe em lugar nenhum do planeta. A China é o que é porque é comunista apenas administrativamente. Economicamente é um país capitalista.

Há uma questão que põe muitas dúvidas na cabeça das pessoas. Se o comunismo fosse implantado no Brasil, como estabelecer quem moraria em Copacabana, quem moraria em Nilópolis? Essa lebre foi levantada em 1959 por um professor na Escola de Aeronáutica. A turma respondeu quase em uníssono: em Nilópolis moraria o Lailo. É muita sacanagem...

2 comments:

17 de abril de 2012 às 21:42 Adao Braga disse...

1 - Sobre os filmes, eu também os via aos sábados e aos domingos. Nunca atirei em índio, nem nunca matei índio. Sem chance.
2 - Tenho pelo menos dois amigos que deixaram de falar comigo recentemente por que critiquei Cuba, Fidel e Che.
3 - O dono do mercadinho ali do lado, ficou irado quando veio criticar o capitalismo, e eu disse-lhe: para ter mais moral na critica, feche a budega!

18 de abril de 2012 às 09:27 regina disse...

proibir é atormentar, confundir.
meu porrinha, pequeno, pediu um revolver. eu dei. se meus pais deram aos meus irmãos. pq não dar ao meu filho???
ele brincou, algumas vezes, e largou na caixa de brinquedos. em seu lugar entrou o futebol de botão, e o grid montado com os carrinhos de fórmula 1, que a folha de são paulo trazia desenhados na primeira página do caderno de esportes.

aliás, nunca soube que ele houvesse brigado na escola, a ponto de ser advertido por praticar violência.

talvez o foco do seu texto, não seja o mesmo que o meu. mas literatura serve pra isso: a gente lê, e distribui a leitura por onde cair melhor.

é isso. perfeito.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário