Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Esquentando os motores para a eleição

Há eleitores que levam a dúvida para as urnas. Eu já elegi meus candidatos desde a descoberta do Brasil, não sou tão longevo como o Raul Seixas, que nasceu há dez mil anos atrás e não tem nada nesse mundo que ele não saiba demais; no segundo quesito também sou fraco - dou palpite em certos assuntos por abusado. Só sei que nada sei.

Meu candidato a prefeito em Nilópolis já exerceu a função. Apesar de eu ser contra a reeleição, os outros candidatos têm defeitos bem maiores. Um faz parte de uma dinastia - pai, tio, sobrinho, irmão, enfim, uma família que quer se perpetuar no poder, o que não é nada saudável. 
O segundo é o deputado que "supostamente" tentou extorquir 4 milhões de reais de Carlos Cachoeira, oferecendo proteção em uma CPI. Seu azar: os interlocutores gravaram todos os diálogos. Na Assembléia Legislativa o corporativismo livrou-o da cassação. Como lembra o comercial do rádio, "ele está com muito, com muito mesmo", e quer mais. Está gastando uma nota preta para se eleger. Tem eleitor que é cego. 
O terceiro é um ilustre desconhecido, que se promove com promessas mirabolantes e ecológicas como soem fazer os candidatos do Partido Verde; salvarão o planeta. 
Finalmente o Neca, já foi meu aluno e é nele que vou votar. No fim de semana passou com seus correligionários aqui em minha rua, abraçou-me e reclamou que lhe soneguei alguns ensinamentos. Ele não sabe agora como repintar os postes do município, aliás, todos os próprios da cidade. Isso é um problema que causa indignação - as cores do município são o azul e o branco mas o atual prefeito pintou todos os prédios da administração, escolas, hospitais, postos de saúde, com as cores de propaganda do seu partido, um verde desbotado e um tom de abóbora idem. 

Minha vereadora é uma protetora de animais, amiga da minha filha, que é veterinária. Se eleita for - não é assim que falam os políticos? - propugnará por retirar das ruas os milhões de cães e gatos abandonados, sem falar nos eqüinos que vez por outra perambulam pelas ruas violando os sacos de lixo e deixando no asfalto seu esterco "perfumado". Vou lhes contar, quando passo de carro pela roça sinto aquele cheiro do esterco e acho uma coisa inebriante bem como o cheiro de mato, fortíssimo em certos lugares. Mas está no lugar apropriado. Não vou ao extremo de dizer, como o ex-presidente Figueiredo, que prefiro o cheiro de cavalos a cheiro de povo. Roça é roça, cidade é cidade. E Nilópolis é uma razoável cidade, não condiz com o transporte de materiais de construção feito em carroças puxadas por cavalos.

O TSE é uma peça de faz de conta. Um seu representante dava entrevista hoje no rádio dizendo que o eleitor passa fome, é bem verdade, mas não deve trocar seu voto por pequenos favores ou dinheiro dos candidatos, aquela promessa de emprego, aquele milheiro de tijolo - até carteira de motorista o eleitor corruptor pede. Mas da bolsa esmola do Lula trocada por votos e apoio ao sapo barbudo ele não falou nada.
A propaganda eleitoral do TSE, que pretende instruir o eleitor, na verdade é uma confissão de incompetência. Dizem ao eleitor para ter cuidado ao votar, afinal são 4 longos anos para colocar alguém naquele posto, isto é, transferem toda a responsabilidade ao eleitor. E no entanto confirmam a candidatura de pessoas que estão na cadeia, que têm provas suficientes para estarem presas mas não têm provas contra suas candidaturas. Parece as histórias da carochinha que meu pai contava para mim e minhas irmãs quando mal tínhamos largado as chupetas. 

Você vai analisar as propostas do político? Você ainda entra nessa? "Você me conhece!", "vou lutar pelo social!", "me ajude a continuar com esse trabalho!". A filha do faquir Garotinho, aquele que fez greve de fome, é candidata a vereador. Seu pai gravou para ela: "Minha filha vai lutar pelo social", e ela está bem nas pesquisas. Cada eleitor escolhe um candidato, e ambos se merecem. E a esperança passa ao longe, esmaecida, se bem que alguns ainda cantem: Liberdade, Liberdade! Abre as asas sobre nós! Mas quem está sujeito ao voto de cabresto não tem direito à liberdade.

Nilopolitano, vote Neca! Vote Solange Cerqueira vereadora, 33.666.

10 comments:

3 de outubro de 2008 às 18:03 Consultor Previdenciário disse...

Eu também não tenho dúvidas com meus candidatos.
Vim retribuir sua visita ao meu blog e agradecer pelo comentário deixado.
Desejo que tenha um ótimo final de semana.

3 de outubro de 2008 às 20:06 Lugirão disse...

Eu tenho dúvidas sobre o meu candidato, ando descrente e desanimada.

Obrigado pela visita.

4 de outubro de 2008 às 00:29 Anônimo disse...

Bom que, entre os ruins, você ainda pode escolher o menos ruim. Eu, não tenho tanta sorte. Temos 4 candidatos a prefeito, e 116 candidatos a vereador. Dos 4 majoritários, veja como é a nossa situação:

1 já foi prefeito duas vezes;
1 foi Deputado Estadual 12 anos, e ninguém consegue listar uma única linha de benfeitoria que este homem tenha realizado pela região. Nem um projeto de lei sequer.
1 - Nunca foi administrador público, e dizem que é a chance que ele tem de sair do atoleiro administrativo em que ele enfiou as empresas dele.
1 - Já foi prefeito, e deixou sua herança na prefeitura, e agora, ele é candidato a prefeito, e o outro candidato a vereador.

Não temos lá tantas opções.

4 de outubro de 2008 às 21:55 Blog da Mary disse...

Olá, tudo bem!
Vim te conhecer um pouco mais depois de receber sua visita em meu blog.
Todas eleições são sempre os mesmos candidatos, está difícil escolher o menos pior.
Obrigada pela visita
Bom fim de semana
Bjs

4 de outubro de 2008 às 22:03 Doté Jorge Kwevodun - Rio de Janeiro - RJ - Brasil disse...

kkkkkkkkkkkkk, que isso mestre Lailols, é sempre um prazer receber a sua visita no meu blog. Respeito sua opinião e tenho certeza que seu livro será um Best Sellers.
O que me espanta, e não é com você exatamente, é que, quando lguém fala que não acredita em Orixá, as pessoas encaram com a maior naturalidade. Mas quando alguém tem diz que não acredita em Jesus, todos se espantam. Isso se falando de brasileiros, claro.
Não acredito em Jesus como salvador, não acredito sequer que ele tenha existido realmente. Acredito que Jesus é um mito criado em cima de vários personagens reais da História da humanidade, entre eles Sócrates que que já pregava coisas parecidas, e também vários símbolos da mitologia universal se encontram em Jesus, mitos que já existiam antes dele.
Não sei se você acredita em orixás, eu acredito, mas não se assuste por eu não acreditar no Jesus que você acredita. Jesus se pronuncia (Éxu) em aramaico. Risque a letra "J" e o último "S" do nome JESUS, e logo você lerá Exu. Exu é o orixá da fecundidade e consequentemente da Eternidade.
Um abraço!

4 de outubro de 2008 às 23:50 Anônimo disse...

acontece o mesmo por aqui. a mosca-varejeira terá mais quatro anos, e as larvas depositadas em lugares estratégicos idem. nunca estive tão desanimada para votar quanto agora. boa sorte e beijo.

5 de outubro de 2008 às 00:38 Alexandre disse...

Em Cachoeirinha este ano parece que está pior ainda para escolher as opções são horriveis .Um pior que o outro infelizmente .
Mas pelas pesquisas locais muita gente tem as mesmas dúvidas que eu.Quero aproveitar para agradecer seus comentários e dizer que em breve vou colocar aquelas fotos no google earth do gasômetro .

5 de outubro de 2008 às 00:57 Monica Baumann disse...

Oi, amigo!

Seu link está lá em meus parceiros, na letra "L", eu fiz umas alterações e fui arrumando devagar, mas ele está lá, o link é este:
http://monikabaumann.blogspot.com/2008/03/outros-prazeres.html

Bjuuu e bom domingo pra ti.

5 de outubro de 2008 às 05:21 Newdelia disse...

Oiêee!
Vim desejar-lhe uma 'boa hora' na votação. Reze e faça figa. Boa sorte!
Bom domingo.
Beijos

5 de outubro de 2008 às 11:20 Anônimo disse...

meu voto foi útil.

o diHITT bem que poderia nos dar a opção de configurar as cores dos seus botões.

beijão

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário