Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Foi o português quem fez


Há dois assuntos que, sem motivo aparente, estão carregados de interesse e são motivo de visitas ao blog - Antártida ou Antártica? e O menor aeroporto do mundo. Estariam esses leitores interessados num aeroporto que era relativamente pequeno e perigoso e foi ampliado mercê de uma obra de engenharia merecedora de prêmios? É o que veremos após a publicação do presente artigo.

Abaixo vemos a cabeceira da pista de Congonhas próximo de onde verificou-se o trágico acidente com o avião da TAM em julho de 2007 atingindo seu próprio prédio. Vê-se que há um acentuado desnível da pista de pouso para a avenida que passa um pouco adiante. Não seria o caso de se ampliar a pista construindo uma espécie de viaduto sobre a avenida ganhando assim mais uns trezentos metros?

Posted by Picasa
foto de Fábio de Paula - Panoramio

Essa foi a solução dada pelos portugueses no aeroporto da Ilha da Madeira, também conhecido como Aeroporto do Funchal e Aeroporto Santa Catarina. A pista com 1400 metros foi ampliada para mais 400 metros com a construção de 180 colunas com 70 metros de altura cada, sustentando a pista. Por esta obra, o aeroporto ganhou o Outstanding Structures Award, entregue pelo IABSE. Este prêmio é considerado o Oscar das estruturas de engenharia em Portugal.

As dificuldades nessa pista, apesar dessa grandiosa obra, ainda persistem. Na aproximação à pista há ventos descendentes e ascendentes, assim como rajadas de vento laterais. Outra dificuldade sentida pelos pilotos é o uplift (força ascendente) quando a aeronave sobrevoa a pista, dando uma sensação de que o avião "não quer" aterrar. Devido às dificuldades técnicas apresentadas aos pilotos, é necessário uma licença especial para operações neste aeroporto e apenas pilotos com experiência em operações diurnas poderão realizar operações noturnas.

Clicando, clicando!

Posted by Picasa
foto de Geopensar - Panoramio

Posted by Picasa
foto de Wilfred e Sandra - Panoramio

5 comments:

18 de janeiro de 2009 às 00:21 Jelcimar Jr. disse...

Não sei se em São Paulo daria certo, mas, pelas fotos, ficou legal em Portugal.

18 de janeiro de 2009 às 02:50 Anônimo disse...

Impressionante. Nas dificuldades é que aparece as idéias simples e que solucionam o problema.
Outro dia, estava olhando no Mapa, a engenharia que fizeram num rio na Alemanha, coisa fantastica.

Adão Braga

20 de janeiro de 2009 às 00:45 Marcos Valério Cabeludo disse...

Gostei do assunto e fiz uma medição pelo google earth são aproximadamente 250,00 metros de ganho para a pista, acho que valeria o trabalho!

22 de janeiro de 2009 às 13:40 Carlos Emerson Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
22 de janeiro de 2009 às 13:41 Carlos Emerson Junior disse...

Mesmo com uma obra dessas, Congonhas continuaria sendo um porta-aviões no meio da cidade de São Paulo.
Acho que aquilo lá não tem mais jeito.
um abração.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário