Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Mais lições da China

Mais uma vez os orientais nos ensinam ética

Mais um político pede demissão por causa de escândalos... na China!

O Ministro de Finanças da China nesses últimos quatro anos pediu demissão por ter tido um caso com pessoa relacionada a outro funcionário do Partido Comunista.
O governo disse na quinta-feira que Jin Renqing tinha saído por "razões pessoais" e assumiria uma posição a nível ministerial junto a um grupo de pesquisas do governo. A saída de Renqing deu-se um dia após Hu Jintao, o presidente chinês, denunciar uma falta de integridade entre funcionários de finanças.

Lula, logo que se iniciou o caso de Renan Calheiros, deu seu aval: "Ele está tranquilo".
Pois é, e
ntre nós a ética manda espernear enquanto puder. Reconhecer o erro, jamais!

Pobre também precisa estudar

Comida
(Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto)

bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
a gente não quer só comida,
a gente quer comida, diversão e arte.
a gente não quer só comida,
a gente quer saída para qualquer parte
a gente não quer só comida,
a gente quer bebida, diversão, balé.
a gente não quer só comida,
a gente quer a vida como a vida quer.

Um estudo divulgado esta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstra que a educação funciona como um verdadeiro escudo contra homicídios. De acordo com a pesquisa, a diferença entre as taxas de homicídio de um indivíduo com 1 a 3 anos de estudo e outro com formação universitária é de 164 mortes por 100 mil habitantes, número este considerado extremamente elevado pelo autor do estudo. Os resultados deixam claro que o estímulo à educação é uma das melhores políticas públicas para a redução de mortes provocadas pelo aumento da violência.

É bem verdade que incrementar a educação não dá votos. Brizola foi um tremendo de um otário fazendo os CIEPS. O negócio é o Bolsa Família - dá votos e prestígio.

Para ler mais sobre o assunto (antes do comentário em azul) clique em Contas Abertas. A princípio pensei que o estudo focava o autor de homicídio. Na verdade o estudo é sobre a vítima de homicídio.

Olha o Represália aí, gente!

(Royaties para o Neguinho da Beija-flor)

... agosto vai em meio,
e eu ia jurar, bendito engano,
que a primavera veio antes do tempo este ano.

Não consegui achar na internet a autoria destes belos versos mas sei que um de nossos poetas é o autor. Meu não é, certamente.
Sabe, me deu um estalo. As sessôes do STF para acatar a denúncia contra os 40 mensaleiros, o Ali Babá de fora, já terminaram. Está pra lá de em meio. Agora vem o julgamento do Renan Calheiros, que incorreu no pecado da gula. Vejam só, nada disso lhe teria acontecido se ele tivesse pagado convenientemente o suntuoso prato que comeu. Agora está esperneando contando com a votação secreta para se safar.
Agosto não vai em meio, já está terminando. E o Lula não se pronuncia sobre nenhuma destas questões. Vamos lá, fale que todos são inocentes. Afinal de conta vossa majestade nunca soube de nada. "Só sei que nada sei". Mas não lhe convém.
Aos meus amigos não quero transmitir minhas convicções. Eles sabem errar sòzinhos.

A Serra do Vulcão

Complementando o artigo anterior trazemos dois sites sobre a Serra do Vulcão (Serra de Madureira). O primeiro é o Overmundo e lá se diz que "no final da década de 70, os geólogos André Calixto Vieira e Victor de Carvalho Klein descobriram o primeiro - e, há quem diga, o único - vulcão brasileiro. Localizado em Nova Iguaçu, mais precisamente na Serra de Madureira, no Maciço de Gericinó, ele está extinto há cerca de 40 milhões de anos".
Há fotos belíssimas com legendas, que podem ser ampliadas com um clique. À direita e na parte superior de cada foto há um link - próxima - para se ver as seguintes.
O outro site é da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa e tem por título: Pedreira destrói único vulcão intacto do país.
"Extinto há 40 milhões de anos, o único vulcão brasileiro que mantém intactos a cratera e o cone (o chamado edifício vulcânico, no jargão dos especialistas) está sendo devastado por uma pedreira instalada na serra de Madureira, em Nova Iguaçu (cidade na Baixada Fluminense, região metropolitana do Estado do Rio).
As escavações da pedreira já chegaram a uma das bordas da cratera do vulcão, localizada 260 metros acima do nível do mar. No local, as máquinas da empresa Vigné já cortaram a vertente da serra voltada para o centro de Nova Iguaçu.
Os cortes nas rochas e nas encostas da borda da cratera, além das explosões, descaracterizaram o perfil do edifício vulcânico. Não há mais simetria no lugar. O trecho em que a pedreira atua deixou de estar alinhado com o restante da cratera."

Encerrando temos o vídeo de um vôo de Nova Iguaçu a São Conrado.


Vôo de asa-delta na serra de Madureira

Quando estava pesquisando sobre o Aeroclube de Nova Iguaçu descobri uma página de vôo livre chamada Guia 4 Ventos. Fica na Serra de Madureira uma das rampas ali disponibilizadas. O acesso é difícil mas existe o serviço de um veículo adaptado a que dão o nome de gaiola ou aranha. Liguei para o Sr. Batista, o dono do veículo. Pedi informações à pessoa que me atendeu, inclusive sobre o local onde se iniciava a subida. À medida em que essa informação era dada eu conferia o local, com o nome das ruas, no Google Earth e verifiquei todo o trajeto. Em outubro irei lá em cima. É claro que não é para voar; só dar um espiada aqui pra baixo, de 780 metros de altura.


Ponto de partida

Nova versão do Google Earth

O Google Earth já liberou a versão 4.2. Pode-se baixá-la do site Baixaki.
"Com o programa você pode encontrar qualquer localidade na Terra, algumas com tanta precisão que é possível ver ruas, cruzamentos, até hospitais e os restaurantes mais famosos em mapas 3D. Claro que esses recursos não estão presentes em todas as cidades, mas mesmo assim vale a pena pela diversão. Você também pode calcular a distância entre dois pontos no planeta e armazenar seus locais prediletos numa espécie de favoritos.
No Brasil é possível ver várias cidades em alta resolução, sendo possível identificar com clareza ruas, avenidas, prédios e até casas.
A nova versão do Google Earth espantou até os fãs mais fanáticos do software: agora é possível visualizar as estrelas, planetas e galáxias. Com imagens da NASA e do telescópio espacial Hubble, o usuário poderá explorar o universo vendo a posição dos planetas em tempo real através de uma linha do tempo".
Agora já se pode ficar, literalmente, no mundo da Lua.

Earl Klugh

George Benson descobriu Earl Klugh no início dos anos 70; tocaram e gravaram juntos. Eu descobri Klugh quase no início dos anos 80 por indicação de um vendedor de discos (as bolachas de vinil) que sabia das minhas preferências e por isso mesmo quase sempre conseguia me vender uma novidade.
Eu tinha também os vocais de George Benson. Afinal, ele precisava ganhar algum dinheiro e a música cantada sempre é mais comercial que a instrumental. Eu o preferia calado. Apenas na guitarra, ele era um poeta. Mas existe essa dualidade, virtuose e entertainer.
Eu não deixo de lamentar o tempo que passa, inexorável, como se diz. George Benson fez recentemente uma gravação com Al Jarreau. Ambos estão bem corpulentos. Será que já é tempo de pensar na aposentadoria? Al Jarreau está com 67 anos, Benson com 64. Earl Klugh é um garoto - está com 53 anos.

Acima, à direita, Earl Klugh

Abaixo, interpretam Brazilian Stomp

O menor aeroporto do mundo

Acima, foto de Franksbh, no Panoramio

Saba Island, Antilhas holandesas - a maior distância em linha reta nesta ilha é pouco superior a 4 quilômetros. E aqui temos um aeroporto com a menor pista do mundo: exatos 400 metros. Vemos fotos do Google Earth e do site Panoramio, mais um vídeo de uma aterrisagem nesta pista. O pilôto não usou nem 300 metros dos 400 a que tinha direito. No site oficial, na galeria de fotos, há mais informações sobre o local.



Clique nas fotos do Google Earth para ampliar

Acima, foto de Kampi

Abaixo, Crazy Saba Landing (cockpit view)

O gato chupando manga


Estava lendo um blog chamado É o cão chupando..., com o texto explicativo O cão chupa mangas, humor, novidades, tecnologia e coisas interessantes. E me lembrei do Júnior, o Branquelo, meu gato que chupava manga, que chupava melancia, até uma laranja. Eu o evitava porque era muito inconveniente. Subia na pia e miava desesperadamente por um pedaço de manga, um pedaço da casca que fosse. Infelizmente lhe deram veneno e ele não entrou em casa pra pedir socorro. Ficou escondido num canto e quando o descobrimos já era tarde.


Melhor sorte teve o Apolo - acordei de madrugada com seus gemidos e conseguimos salvá-lo. É um gato que gosta de alguma mordomia; não custa satisfazer de vez em quando.

Início dos anos 60

Da série Vale a pena ver de novo

Estava eu em um dos meus programas favoritos - o Google Earth (só falta falar - quem sabe um dia?), quando localizei o Aeroclube de Nova Iguaçu. Lá aterrisei algumas vezes vindo da Escola de Aeronáutica nos velhos tempos dos Campos dos Afonsos, em Marechal Hermes. Não lembro se era pouso e arremetida. Mas um dia tive que aterrisar realmente e sair do avião. A tampa do tanque de gasolina estava mal fechada e o combustível vazava. Havia uma checagem geral no avião ainda no estacionamento e outra na cabeceira da pista. No estacionamento checava-se, dentre inúmeros ítens, no visual (?), o nível de combustível. Meu primeiro instrutor dizia: cheire pra ver se é gasolina ou mijo! Se eu me lembrasse de seu nome iria execrá-lo aqui pùblicamente. Fechei a tampa do tanque e perdi alguns minutos preciosos do meu tempo de instrução. O tempo era contado; havia outro cadete esperando pelo avião. Ao aterrisar no Campo dos Afonsos, um latão de chá-mate esperando. Naquele imenso calor, o mais delicioso dos bálsamos, mas irônicamente referenciado como "brochante". Nunca soube de efeitos colaterais, pelo menos ninguém jamais acusou.
E eis aqui a pista do Aeroclube de Nova Iguaçu com seus 1200 metros. Breve vou postar sobre a menor pista do mundo, menos de 400 metros, na ilha de Saba, nas Antilhas. No Aeroclube se pratica o vôo rebocado, coisa de menino para quem gosta de emoções fortes como o nosso venerando amigo Luzardo. Aliás, nós, seus amigos, somos todos venerandos, nem todos amigos de emoções FÍSICAS fortes, se bem que alguns experimentem essas emoções no plano psicológico. Segue a página do Aeroclube de Nova Iguaçu, aqui. Creio que também os vôos de asa-delta a partir da serra de Madureira são coordenados pelo Aeroclube. Será objeto de futura postagem. Fico devendo.

Pista do Aeroclube. Acima a rodovia Presidente Dutra, abaixo, em paralelo à pista, a faixa verde sobre a qual estão as torres da Light. À propósito dessas torres escrevi há tempos um post relacionado também com a pista de pouso do Aeroclube. Veja aqui.

Vinícola Durigan

Da série: vinhos que gostaria de ter na Leiteria da Serra

Este é o vinho Durigan. A compra é um pouco complicada: pagamento à vista, R$ 9,00 a garrafa mais o frete. A página da vinícola está em construção (modificação), por isso não tenho como descrever esses vinhos. Se não me falha a memória os vinhos se dividem em tintos, brancos e rosados e, para cada tipo, há os suaves, os licorosos e os secos.

Acima, no Google Earth, a localização da vinícola. Clique na foto para ampliar e ver o endereço: Avenida Manoel Ribas. 6169. Não se esqueça de dar retorno no browser, se não você perde o blog e o blog perde o visitante.
Seguem a foto do portal do bairro Santa Felicidade - Curitiba, e fotos retiradas da página atual.


Rampini - cachaça artesanal












Ontem fui recompor meu estoque de cachaça. Como estava apressado não pude desfrutar da tranquilidade do lugar. Isso eu fiz no dia em que tirei as fotos.

Vinícola Miolo

Em post anterior havia dito que estava passeando pela Serra Gaúcha através do Google Earth. Eis a Vinícola Miolo:


Acima, pórtico de entrada, foto de Germano Schüür

Acima, vinhedos, foto de Sebastião de Amorim

Já provei o Miolo Terranova, feito no Vale do São Francisco - não gostei. Já o Miolo Gamay, um vinho barato, abaixo de 15 reais me agradou. O Cabernet Sauvignon custa em torno de R$ 20,00. Para os mais exigentes há o Lote 43 caixa c/ 6 garrafas de 750 ml a R$ 366,00. Este vinho é um corte das uvas cabernet sauvignon e merlot e, segundo o texto de sua página, "a Miolo, através do Lote 43, lança seu ícone, e ao mesmo tempo ajuda a consolidar a imagem do Brasil como produtor de vinhos de alta qualidade. É um vinho que apresenta características próprias para o envelhecimento e possui estrutura suficiente para suportar muitos anos de garrafa. Cor vermelho púrpura, com tonalidades que vão do rubi ao ocre no final das bordas".

A Miolo lançou também um rótulo em braile, o Gran Lovara, para que deficientes visuais possam escolher seus vinhos nos supermercados. “Implementar as informações em relevo é mais um passo em direção ao respeito pelo consumidor”, diz o diretor técnico da Miolo Wine Group, Adriano Miolo. A caixa com 6 garrafas custa R$ 202,00.

Link da Vinícola Miolo.

Cão que ladra não morde

Lula diz que vai transformar o país em "canteiro de obras"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que em breve vai anunciar uma série de projetos de infra-estrutura em todo o Brasil, que, com isso, se tornará "um verdadeiro canteiro de obras".
Segundo Lula, os investimentos serão destinados a obras em "estradas, ferrovias, gasodutos...portos, aeroportos, ou seja, tudo que tiver de infra-estrutura".
"Quando eu voltar desta viagem pela América Central, nós vamos começar a anunciar as obras... nós vamos fazer deste país um verdadeiro canteiro de obras", disse ele em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente".

O que me incomoda é a naturalidade com que este senhor faz promessas, sem corar. Se aquele antigo personagem do Jô Soares retornasse e dissesse: "fica vermelha, cara sem vergonha!", ainda assim ele não se tocaria. Essas promessas certamente não se dirigem aos incrédulos, aos críticos, dos quais faço parte, mas ao público do presidente, aqueles papagaios que sairão matraqueando por aí as boas novas.
Mas quando, daqui a pouco mais de três anos, vocês clicarem à direita, no tema Assuntos Pendentes, verão que apenas as Pedras Fundamentais terão sido inauguradas. Mesmo porque cão que ladra não morde. E senta que o leão é manso.

Nicolau Tolentino

DEITANDO UM CAVALO À MARGEM

Vai, mísero cavalo lazarento
Pastar longas campinas livremente;
Não percas tempo, enquanto to consente
De magros cães faminto ajuntamento:

Esta sela, teu único ornamento,
Para sinal de minha dor veemente,
De torto prego ficará pendente,
Despojo inútil do inconstante vento (1):

Morre em paz; que, em havendo algum dinheiro,
Hei-de mandar, em honra de teu nome,
Abrir em negra terra este letreiro:

— "Aqui, piedoso entulho os ossos come
Do mais fiel, mais rápido sendeiro,
Que fora eterno a não morrer de fome"

(1) O vento da fortuna

A expressão em azul foi citada no post anterior.

Nicolau Tolentino (1740 - 1811)
Poeta satírico português, natural de Lisboa. Estudou direito em Coimbra durante vários anos e, em 1767, tornou-se professor de retórica e de poética.

De bons vinhos e de estranhos no ninho

Hoje fui passear na Serra Gaúcha... sentado na minha cadeira, vendo fotos no Google Earth e visitando páginas de vinícolas que produzem vinhos que gostaria de ter na minha loja, a Leiteria da Serra. Mas há um pequeno problema: quem gosta de bons vinhos procura comprá-los na capital, onde há mais opções de escolha porém nem sempre bons preços. Vi numa loja do Rio um vinho igual ao que tenho, Jota Pe, tinto suave, custando quase 40% além do meu preço. Na mesma loja uma garrafa da cachaça mineira de Salinas, a Anísio Santiago, custava R$ 320,00. Vi essa cachaça em Paracambi por R$ 260,00. No distribuidor deve custar míseros R$ 160,00. E, pegando o mote do poeta Nicolau Tolentino, digo que, em havendo algum dinheiro, irei descobrir que bálsamo dos deuses encerra essa beberagem. No post seguinte, como este blog acolhe também os poetas (e muitas das vezes os loucos e os inimputáveis) publicarei um seu soneto.

Na minha loja eu tenho que administrar diversas situações. Entrou um freguês(?) pedindo Galiotto. Não tenho. Já tive, mas como se tornou um vinho banalizado - qualquer mercearia tem, e com um poder de compra bem superior ao meu, podendo vender mais barato - desisti. Sugeri o Jota Pe. Perguntou o preço. R$ 6,65, respondi. E ele: hum! quase o mesmo preço do Galiotto. Como se dissesse: quase o preço de um vinho superior.
O vinho Galiotto é um vinho comum. Sua página não me mostrou nada de excepcional. Já a Vinícola Perini, que produz o vinho Jota Pe, a nível popular, produz também os vinhos varietais - merlot, cabernet sauvignon, tannat, carmenère, barbera, etc. Sem comparação.
Mas eu não sou o rei da cocada preta, vendo também um vinho para o povão. É o Vanisul, de barril, que eu envasava em garrafas pet de dois litros. Mas o governo, defendendo o consumidor, proibiu esse transporte de vinhos em barrís, ou em bombonas. Agora o vinho já vem engarrafado de fábrica. Dois litros, garrafa virgem, com rótulo e tampa lacrada, tudo em defesa do consumidor que, agradecido, está pagando alguns centavos a mais por tamanha bondade do governo.
E eis aí o freguês(?). Sinceramente, quem tem um freguês do tipo não precisa de inimigo.
- E aquele vinho de barril? É para a minha esposa. Mas eu queria provar...
Naquele tempo ainda havia vinho a granel. Havia como dar prova. Ele bebericou, olhou o teto, olhou o chão, observou a umidade relativa do ar e concluiu:
- Não vou levar. Está com um gosto esquisito.
Eu tive uma namorada que usava uma expressão nova para mim: esquési. Ela gostava de sapato esquési, blusa esquési, caderno esquési, etc... Ela tinha 14 anos e eu 19. Eu achava um escândalo essa diferença de idade, quase uma pedofilia. Mas quando eu cheguei aos 26 anos namorei uma menina de 13. Uma abertura excepcional na mentalidade.
Aquela menina, se bebesse o Vanisul, haveria de achá-lo muitíssimo esquési.
O freguês(?) - Deus me livre desse tipo de freguês - continuou:
- Minha senhora não vai gostar desse vinho. Ela tem um gosto muito apurado!
Não é interessante? Uma senhora com um gosto tão apurado e o marido procura um vinho de R$ 7,00 dois litros.
Seguem os versos do Nicolau Tolentino. Aguardem a publicação das vinícolas que visitei hoje. São vinhos modestos. Nada de Romanée Conti. Aliás, sobre este vinho de dois mil reais que o marqueteiro Duda Mendonça deu ao Lula, que grande sacanagem dele. Lula deve ter achado esse vinho uma merda. O Lula tem um gosto muito apurado.