Estava eu em um dos meus programas favoritos - o Google Earth (só falta falar - quem sabe um dia?), quando localizei o Aeroclube de Nova Iguaçu. Lá aterrisei algumas vezes vindo da Escola de Aeronáutica nos velhos tempos dos Campos dos Afonsos, em Marechal Hermes. Não lembro se era pouso e arremetida. Mas um dia tive que aterrisar realmente e sair do avião. A tampa do tanque de gasolina estava mal fechada e o combustível vazava. Havia uma checagem geral no avião ainda no estacionamento e outra na cabeceira da pista. No estacionamento checava-se, dentre inúmeros ítens, no visual (?), o nível de combustível. Meu primeiro instrutor dizia: cheire pra ver se é gasolina ou mijo! Se eu me lembrasse de seu nome iria execrá-lo aqui pùblicamente. Fechei a tampa do tanque e perdi alguns minutos preciosos do meu tempo de instrução. O tempo era contado; havia outro cadete esperando pelo avião. Ao aterrisar no Campo dos Afonsos, um latão de chá-mate esperando. Naquele imenso calor, o mais delicioso dos bálsamos, mas irônicamente referenciado como "brochante". Nunca soube de efeitos colaterais, pelo menos ninguém jamais acusou.
E eis aqui a pista do Aeroclube de Nova Iguaçu com seus 1200 metros. Breve vou postar sobre a menor pista do mundo, menos de 400 metros, na ilha de Saba, nas Antilhas. No Aeroclube se pratica o vôo rebocado, coisa de menino para quem gosta de emoções fortes como o nosso venerando amigo Luzardo. Aliás, nós, seus amigos, somos todos venerandos, nem todos amigos de emoções FÍSICAS fortes, se bem que alguns experimentem essas emoções no plano psicológico. Segue a página do Aeroclube de Nova Iguaçu, aqui. Creio que também os vôos de asa-delta a partir da serra de Madureira são coordenados pelo Aeroclube. Será objeto de futura postagem. Fico devendo.
Pista do Aeroclube. Acima a rodovia Presidente Dutra, abaixo, em paralelo à pista, a faixa verde sobre a qual estão as torres da Light. À propósito dessas torres escrevi há tempos um post relacionado também com a pista de pouso do Aeroclube. Veja aqui.
2 comments:
Nestas fotos mostra um total abandono do Aeroporto de Nova Iguaçu pelo atual e reeleito Preito Lindberg Farias , que no seu primeiro mandato falou que iria fazer dela um exemplo .
Não é isto que vemos, pois foi apresentado para ele um projeto de gerar 20 mil empregos e ele nem deu bola, coisa de político mesquinho.
Queridos
O Aeroclube de Nova Iguacu, agora Aeroporto de Nova Iguacu esta em operacao novamente (janeiro de 2009), sua gestao ainda nao esta totalmente acertada.
flaviogimenis@micro.ufrj.br
Postar um comentário
Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário