Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

A Serra do Vulcão

Complementando o artigo anterior trazemos dois sites sobre a Serra do Vulcão (Serra de Madureira). O primeiro é o Overmundo e lá se diz que "no final da década de 70, os geólogos André Calixto Vieira e Victor de Carvalho Klein descobriram o primeiro - e, há quem diga, o único - vulcão brasileiro. Localizado em Nova Iguaçu, mais precisamente na Serra de Madureira, no Maciço de Gericinó, ele está extinto há cerca de 40 milhões de anos".
Há fotos belíssimas com legendas, que podem ser ampliadas com um clique. À direita e na parte superior de cada foto há um link - próxima - para se ver as seguintes.
O outro site é da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa e tem por título: Pedreira destrói único vulcão intacto do país.
"Extinto há 40 milhões de anos, o único vulcão brasileiro que mantém intactos a cratera e o cone (o chamado edifício vulcânico, no jargão dos especialistas) está sendo devastado por uma pedreira instalada na serra de Madureira, em Nova Iguaçu (cidade na Baixada Fluminense, região metropolitana do Estado do Rio).
As escavações da pedreira já chegaram a uma das bordas da cratera do vulcão, localizada 260 metros acima do nível do mar. No local, as máquinas da empresa Vigné já cortaram a vertente da serra voltada para o centro de Nova Iguaçu.
Os cortes nas rochas e nas encostas da borda da cratera, além das explosões, descaracterizaram o perfil do edifício vulcânico. Não há mais simetria no lugar. O trecho em que a pedreira atua deixou de estar alinhado com o restante da cratera."

Encerrando temos o vídeo de um vôo de Nova Iguaçu a São Conrado.


3 comments:

29 de agosto de 2007 às 13:05 Anônimo disse...

Opa Luiz Lailo obrigado pela visita, assim você me deu a a oportunidade de conhecer teu blog também.
Abraços e ate...

29 de agosto de 2007 às 13:09 Mary disse...

Olá Luiz!
Valeu pela visita...
Já estou fuçando seu blog...
:)
Vou passar sempre por aki...
Beijim
:P

26 de abril de 2010 às 21:01 Unknown disse...

Obrigado luiz, mas eu queria que vc pudesse colocar umas fotos do alto do vulcão e de baixo para cima.
Eu no início dos anos 70 convivi com a Serra , na época dos laranjais . era linda , arborizada e as pedreiras eram pequenas.
Hoje as 11.00 de qualquer dia convivemos com o estampido horrível de TNT, a Serra do Vulcão sucumbe a ganancia de empresários com autorização do governo Municipal.
Os animais que eu via pedas manhãs atravessando a antiga Estrada de madureira ou Rio São Paulo desapareceram, eram lagartos grandes, cobras de diversas espécies entre outros.
As corujas, gaviões , as andorinhas em bando sumiram no lugar esta uma enorme cratera de pedras arrenessada pelos ares, como um postal de guerra nuclear, tudo arrasado, só capim que sempre é incendiado por um louco que mantem vacas pastando...
Mas ainda verei essa Serra ,por intermédio da força da naturesa reclamar,pois esse é o ciclo quando o homem fere a natures.
volte atualize seu voo e fotos

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário