Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

A fórmula da amizade

Alguns dos meus bons amigos

Haroldo me lembra, com uma bonita mensagem, que hoje é dia do amigo. E rapidamente eu evoco a imagem de todos eles, dos mais antigos aos mais modernos, aqueles aos quais a cada dia eu procuro transmitir minhas crenças, minhas esperanças, meus ideais, estando receptivo também ao que eles podem me ensinar.

Não sou muito bom para dizer "te amo", "te admiro", não tenho muito jeito para externar sentimentos. Não gosto de ir a velórios porque me sinto profundamente embaraçado frente ao viúvo (a). Felizmente tenho discernimento para não fazer como o atrapalhado cidadão que deu "parabéns" à família do defunto ao invés de "minhas condolências".


Mais um detalhe: não sou muito apegado aos dias disso, dias daquilo, da mãe, do pai, da secretária, Natal, Ano Novo, o escambau. Quando me desejam Feliz Natal, respondo, secamente: "igualmente". Felizmente que tenho o texto do Haroldo para poder homenagear meus amigos. O Haroldo é um grande amigo.

Haroldo P. Barboza

Amigo não é apenas uma palavra que começa pela letra “A”. Este rótulo define um sentimento que cultivamos por outra pessoa no decorrer da vida e nem sempre é percebido ou reconhecido em algum tempo de nossa existência. Ele se aprofunda com o tempo e se solidifica nos momentos críticos, quando nossos espíritos estão frágeis. Como toda boa relação, em momentos de divergência de opiniões ele se coloca à prova, quando os envolvidos mostram o quanto são capazes de ceder para não estremecerem a amizade conquistada pela troca de virtudes e aprimoramento mútuo de características humanas defeituosas.

Não existe uma regra para definir o que é um amigo. Não existe um tempo mínimo para determinar que tal relação passa a existir. A amizade pode ser ilustrada pelo empréstimo de uma quantia num momento de aperto, pela divisão de um pão dormido na hora da fome comum ou numa caminhada pela acidentada trilha da vida. Nada impede que uma pessoa tenha diversos amigos fiéis. Devido às diversas situações de nosso cotidiano, é difícil definir com exatidão qual deles é o mais amigo de todos.

Mesmo depois de todas estas considerações, ainda não consegui definir o que seja um amigo de fato. Existem amigos em vários níveis. Alguns destemidos, capazes de correrem riscos da própria vida para ajudar o parceiro. Outros que recuam num momento de alto perigo. Será que nós também não recuaríamos? Se tivermos esta resposta certamente vamos compreender o momento de fraqueza pelo qual nosso estimado amigo foi envolvido. E saberemos perdoá-lo, superando o egoísmo.

Quando estiver frente a frente com seu amigo, não se preocupe em dizer-lhe que sua amizade por ele é fraterna e eterna. Deixe que o coração dele sinta isto e seu olhar reflita esta certeza.

Agora que me deparei com todas estas confusões espirituais e mentais, mesmo sem possuir a fórmula que todos procuram, cheguei à seguinte conclusão: quem não possui pelo menos um amigo, tem uma vida sem sentido, pois não poderá desenvolver o fator de solidariedade que cada um carrega em sua alma.

Sou muito feliz por ter vocês como amigos das letras que enriquecem nossas almas!

3 comments:

20 de julho de 2009 às 21:29 Adao Braga & Kaio Borges disse...

Os amigos são os amigos. Nós, os amigos somos unidos por laços que desconhecemos, e tão somente aceitamos!

Você e Haroldo estão corretos. Os amigos são importantes em vários momentos, mas indispensáveis na juventude e na velhice.

22 de julho de 2009 às 11:30 Magui disse...

Não sei se a foto é mais bonita do que o texto.A homenagem a este dia ficou ótima.

25 de julho de 2009 às 16:23 Anônimo disse...

Poxa!! Deixei um comentário e o blogger engoliu "no cookies"!!

Repetindo, pode não dizer dos sentimentos por palavras expressas, mas o texto - palavras impressas - foi um espetáculo em gestos, demonstrando o sentido que tem da palavra, do sentido e do que é ser amigo.

Bom fim de semana! Beijus

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário