Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Já ouviu falar em língua bunda?





O UOL Diversão e Arte divulgou hoje algumas poucas fotos da Exposição "Ocultos" em Madri e disse tratar-se de 67 fotografias de bumbuns.
Eu, como nasci analfabeto, fui ao Houaiss (sem o Houaiss não sou ninguém) procurar o termo bumbum. Como eu previa não existe lá essa palavra com a acepção de "derrière".
Não acho que bunda, em letra de forma, seja algo agressivo. Afinal, é a preferência nacional, machismos à parte. No visual, há algumas até que "agridem".

Tive um professor de português que, após uma explanação não assimilada pela turma, se "exasperava" (na verdade, ele não tava nem aí) dizendo: - "Por acaso estou falando em lingua bunda"?
Frequentemente ele recorria à essa terminologia para ressaltar suas virtudes de bom mestre e deixar evidente que aqueles a quem ele tentava levar o conhecimento do vernáculo eram, na verdade, um bando de toupeiras.
Os alunos levaram "na sacanagem" durante muito tempo até o dia em que o professor nos explicou que lingua bunda ou kimbundu era um dialeto ou lingua africana. Você pode ler a respeito aqui. Blog também é cultura.

11 comments:

4 de outubro de 2007 às 08:13 mara* disse...

J� ouvi falar em: �que coisa mais bunda!�, que seria coisa chinfrim, sem valor, o mesmo, suponho, se aplica a l�ngua bunda. Uau!! Professor falando em bunda? Nada melhor do que ser an�rquico, provocativo em tempos que tudo era tabu, proibido, reprimido. Li em outro site sobre esta exposi�o, vi as fotos, algumas de gosto duvidoso, mas como tudo hoje � objeto de consumo, apelando faz sucesso. Por aqui, a exposi�o causaria furor, brasileiro gosta de uma bunda! O que me fez lembrar da revista �Bundas�, do pessoal do Pasquim, dentre eles o Ziraldo, e sobre a explica�o que ele deu sobre a ironia do t�tulo: o pa�s precisa de gente que d� mais valor � cabe�a do que � bunda. O que me fez lembrar de Drumond.

A bunda, que engra�ada.
Est� sempre sorrindo, nunca � tr�gica.
N�o lhe importa o que vai
pela frente do corpo. A bunda basta-se.
Existe algo mais? Talvez os seios.
Ora � murmura a bunda � esses garotos
ainda lhes falta muito que estudar.
A bunda s�o duas luas g�meas
em rotundo meneio. Anda por si
na cad�ncia mimosa, no milagre
de ser duas em uma, plenamente.
A bunda se diverte
por conta pr�pria. E ama.
Na cama agita-se. Montanhas
avolumam-se, descem. Ondas batendo
numa praia infinita.
L� vai sorrindo a bunda. Vai feliz
na car�cia de ser e balan�ar.
Esferas harmoniosas sobre o caos.
A bunda � a bunda,
rebunda.


PS: Vai lhe parecer uma tremenda heresia. N�o gosto de Tony Bennett e muito menos dos bons companheiros do c�lebre grupo Rat-Pack: Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. Sobre o Sinatra afirmar que Tony ser o seu melhor herdeiro, j� li que ele disse o mesmo sobre o cantor mexicano Luiz Miguel.

4 de outubro de 2007 às 11:19 Luiz Lailo disse...

É tudo questão de gosto. Dispenso o Dean Martin e Sammy Davis Jr. Quanto a Luís Miguel (e também o Ricky Martin) prefiro o estilo do Alejandro Sanz.

4 de outubro de 2007 às 15:59 vandehugo disse...

E aí?
Choveu ou nao?
Aqui dois dias de chuva seguidos. Assim que tem que ser. Só falta a companhia ideal, que está longe. longe, longe.

4 de outubro de 2007 às 17:25 Luiz Lailo disse...

Vandehugo, a chuva a que me referia é urgente no ambiente do post seguinte:
Omelete sem ovos?

4 de outubro de 2007 às 19:52 Ly disse...

Super obrigada pela visita, pelo elogio e pela aula tb....Esses dias tive que pesquisar sobre a vaca e descobri que não é tão ruim qdo alguém te chama assim...descobri q a vaca prateada é até uma santa cristã.

Muito obriga por ter me colocado nos seus favoritos...Eu não coloquei ainda porque não sei como coloca....eu entro lá, leio, releio e olha que tenho paciência e não entendi ainda como faz isso..(colocar favoritos no blogblogs, se puder me dar a dica vou ficar imensamente feliz)

Beijos e super fds que está chegando

Ly

4 de outubro de 2007 às 19:56 Ly disse...

ps: O nome do site era Seria Divino Senão Fosse Humano....(de início era uma brincadeira com o próprio nome...a escrita errada como forma de expressar a humanidade desde o nome)
Depois as pessoas comumente, apesar de ter no blog explicado o erro, teimavam em corrigir...simplesmente não ao escrever o nome nos seus blogs ou qq coisa assim....corrigiam...Então eu desisti...beijos

Seria divino senão fosse humano?

se cuida

Ly

4 de outubro de 2007 às 21:02 Luiz Lailo disse...

Ly,
Na sua página Blogblogs eu apareço como seu fã. Clique na minha foto. Abre-se meu perfil. Lá embaixo, à esquerda do endereço do meu blog há um coração. Clique nele. Pronto, eu já sou seu favorito e você é minha fã.

Um abraço

5 de outubro de 2007 às 09:25 Anônimo disse...

A origem da palavra "bunda", no sentido de "nádegas", vem exatamente dos Kimbundu. As mulheres (escravas) que chegaram vindas daquela região eram verdadeiras "popozudas". Quando andavam, destacava-se o belo traseiro avantajado e diziam os admiradores: "como aquelas bundas (pessoa do povo Kimbundu) são bonitas". Com o tempo, a palavra ficou associada às nádegas. Acredito que bumbum seja uma derivação ou contração de "bunda", talvez uma tentativa de expressar o "dois em um", bum bum.
Acho que exagerei... essa bunda ainda rende uma monografia.

5 de outubro de 2007 às 09:53 Ricardo Rayol disse...

mandou bem principalmente no desmonte da hipocrisia que cerca tão desejada parte anatômica feminina.

obrigado pela visita.

8 de outubro de 2007 às 14:53 Luiz Lailo disse...

André,
é como eu disse no final - blog é cultura. E seu comentário sintetiza o título do post.

30 de setembro de 2013 às 19:10 Anônimo disse...

quero aprender a lingua bunda para me comunicar melhor

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário