Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Ainda sobre Lacan

Entenda por que Lacan contribuiu para a compreensão da teoria social

Um considerável número de entradas no blog é feito pelas palavras chaves Real, Simbólico e Imaginário muito justamente porque fazem parte do título e porque, vez por outra, são tema de artigos, além de serem categorias para marcação de artigos. E toda pesquisa tendo por base essas palavras conduzem invariavelmente a Lacan.

Há mais um livro sobre o assunto, conforme se lê na Folha Online:
O psicanalista Jacques Lacan (1901-1981) tinha tudo para ser esquecido, por se tratar de um autor reconhecidamente difícil, de poucos textos, redigidos em estilo elíptico. No entanto, suas idéias tornaram-se ponto de passagem obrigatório não apenas para os interessados na clínica psicanalítica, mas também para quem pretende compreender a filosofia, a teoria social, a estética e a crítica da cultura no início do século 21. Leia abaixo a introdução do livro.

O livro "Lacan" é mais um volume da série "Folha Explica." Ele pode ser encontrado nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha.

Com um diploma de médico-legista nas mãos, Lacan toma duas decisões quase simultâneas: inicia uma análise didática que lhe permitirá ser psicanalista e segue os cursos do filósofo russo Alexandre Kojève (1902- 1968) sobre a Fenomenologia do Espírito, de Hegel (1770-1831). Em 1975, quando comentou a reedição de sua tese, Lacan dirá que resistiu durante tanto tempo à sua republicação: "porque a psicose paranóica e a personalidade não têm relações, pela simples razão de que são a mesma coisa".

É verdade que a clínica e a teoria lacanianas serão radicalmente modificadas ao longo dos anos. Mas nada entenderemos do sentido dessas modificações se não tivermos uma noção clara do processo de desenvolvimento do pensamento lacaniano desde seu início. Assim, vale a pena descrever esses primeiros passos, a fim de identificar a razão pela qual suas reflexões clínicas se transformaram em referência maior para as estratégias de autocompreensão do presente. Tais considerações servem ainda como resposta à questão sobre como começar a ler sua obra. Por mais estranho que possa parecer, devemos começar a ler Lacan pelo começo.

Quem tiver maior interesse no assunto leia a íntegra aqui. O livro tem 96 páginas e custa R$ 17,90.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário