Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

São Raimundo Nonato - Piauí

Cabras famintas procurando alimento na caatinga de São Raimundo
Noutro dia o Piauí esteve na berlinda por um motivo de somenos importância, creio. Os piauienses ficaram chateados porque Paulo Zottolo, presidente da Philips afirmou que "se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado". E se desencadeou uma cruzada cívica em defesa do pobre porém decente estado.
Setores do PT disseram ser esse fato uma manipulação de setores contrários ao partido e ao Governo Lula. Eles têm mania de perseguição. O governador Marcelo Deda (PT), de Sergipe, disse que se fosse com o seu estado, ele pregaria um boicote contra os produtos da Phillips.
Já o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou à Folha que encaminharia ao presidente Lula e ao Congresso Nacional um ofício para que o governo e o parlamento se posicionassem quanto ao que considera "um deboche" do presidente da Phillips, Paulo Zottolo, ao Estado.

E olhem que no Brasil não existem moinhos de vento pelo menos em número proporcional a esses romanescos Dom Quijotes de la Mancha (já é o terceiro post nestes dias que me socorro de Miguel de Cervantes).

Mas agora o negócio é sério. O Piauí tem reais dificuldades: 147 dos 223 municípios piauienses decretaram estado de emergência até o dia 5 de outubro. O que estaria fazendo o PT em defesa dos cidadãos piauienses além de lhes minorar o sofrimento com o fornecimento do parco Bolsa-Família?
Muito já se falou sobre a indústria da sêca. Dela vivem esses poderosos deputados e senadores de todos os partidos que, através dos anos, trazem seu povo na esperança de dias melhores sabendo que a esperança concretizada matará sua galinha dos ovos de ouro.

Eu queria deixar minha sugestão para acabar com essa indústria da sêca mas não posso ser um inconsequente. Não tenho idéia sequer do que seja a transposição do São Francisco. Felizmente o Google, o atual pai dos burros, nos dá inúmeras possibilidade de conhecer vários ângulos da questão. Li o seguinte: "Atualmente, existem dois cenários bem definidos com relação ao tema. O primeiro é o cenário do imediatismo, caracterizado pela ânsia de fazer chegar água, a todo custo, nas torneiras da população (pensamento muito comum na classe política), sem haver, no entanto, a preocupação com as conseqüências impostas ao ambiente ao se adotar essa alternativa e o segundo é o cenário da ponderação, caracterizado por preocupações constantes (principalmente na classe técnica) com relação às limitações das fontes hídricas na condução do processo transpositório. O primeiro cenário diz respeito às questões do Brasil virtual e, o segundo, às questões do Brasil real".

Muitas considerações, nenhuma solução. E a última frase da última pesquisa feita foi escrita aos 6 de setembro de 2000, dizia:
"Finalmente, cremos que é chegada a hora de se fazer um amplo debate sobre essas questões junto à comunidade para se avaliar a pertinência ou não da realização do projeto transpositório. Aliás, será a população que, futuramente, irá pagar a conta do projeto, quer usufrua ou não da água do Velho Chico".

Atualmente se ouvem as galinhas cacarejar. Ovo? Nenhum!

A foto de satélite abaixo mostra a represa de Sobradinho. São mais ou menos 170 quilômetros de água! A largura máxima é de 20 quilômetros. Raimundo Nonato no Piauí, município assolado pela sêca fica a apenas 100 quilômetros de Remanso, às margens desse lago fabuloso. Não daria pra puxar uma tubulaçãozinha até lá?


Barragem de Sobradinho. Na parte inferior, a eclusa.

2 comments:

10 de outubro de 2007 às 21:51 Ricardo Rayol disse...

Luiz, esse assunto é realmente espinhoso. A urgência que cita me leva a crer que muita grana irá para bolsos obscuros independente de colocar água ou não na torneira. isso se fizerem com competência. mas como não é a prática do governo atual .....

27 de março de 2011 às 19:01 Anônimo disse...

eu moro em remanso o povo piauiense são um bando de invejosos e por isso que o estado não crescer

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário