Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Não esconda seus milagres

Já tive tantos professores que às vezes lembro de um milagre mas não me ocorre o santo. Um deles, durante uma aula, não propriamente de matemática, mas na qual tinha de fazer alguns cálculos, ele nos pedia paciência: - "Não é que eu seja um burro, mas também não sou um Burroughs".
Burroughs era uma importante indústria que dominava o mercado de máquinas calculadoras na idade jurássica. Entenderam? Então já podem rir.
Acho que esse professor foi do curso de programador, na Petrobrás; não juro sobre a Bíblia.

Mas o professor que deu título a esse post, ou pelo menos a motivação, era coordenador das disciplinas na Escola de Aeronáutica. Ele nos ensinava cálculos matemáticos e físicos, momentos, integrais e tudo que interessasse a um engenheiro. O curso da Escola de Aeronáutica era muito bom, muito rigoroso. Quando fui para a Nacional de Engenharia fiz o pior. Me acomodei. Comecei pedindo dispensa de todas as matérias apresentando meus certificados militares.

Continuando, esse professor visitou a turma em sala um dia na qualidade de coordenador. Já com um sorriso maroto nos perguntou se ouvíamos bem as explanações do novo professor que, por sinal, tinha uma pilha bem fraquinha.
Um colega mais inspirado retrucou na lata: - "E ele fala"?
Esse professor, o coordenador, seria o Barata? Me ajudem, ex-colegas e eternos amigos!

Chegamos ao ponto. Se você não puder se apresentar, quem o fará? Não fique calado. Se você é candidato a algum cargo eletivo mas não quer assanhar a concorrência, negue. Seus futuros eleitores saberão que onde há fumaça há fogo. E suas chances já não serão zero. Se for eleito, cacareje cada ovo produzido.
Faça como os mestres. Não vê o Lula? É um exímio manipulador de números e de metáforas: "Nunca antes neste país". Viaja e viaja. Criticava o FHC nesse particular? Não me lembro. Mas certamente sim. Tudo o que criticou antes, desde tempos imemoriais, agora faz ao contrário. Como ele mesmo diz, é uma metamorfose ambulante.
Está agora na África, em ditaduras mais longas que a que tivemos aqui no Brasil, defendendo a... democracia.

Resumindo: não se cale. Divulgue seus milagres, mas milagres verdadeiros. Não meta a mão no bolso de santos da oposição.

Eu gostaria de votar novamente no Cristovam Buarque. Mas ele é tão calado, tão manso, tão "banana" - não pisa no calo do adversário. Lembre-se, Senador, uma bola dividida é um prato de comida disputado por dois mendigos famintos (que imagem horrível). Esqueça esse samba de uma nota só da educação. O povão não tem noção do que significa isso. Vamos tratar da segurança, do desenvolvimento, de tudo o mais. E até um pouquinho da educação. E aí, se ganharmos, a gente enfia goela abaixo dessa Nação a educação, a única perspectiva honesta e verdadeira que pode existir para um povo que se quer civilizado.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário