Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Método difícil para coisas fáceis

Quando precisei levantar meu tempo de trabalho para a aposentadoria me informaram que eu havia contribuído trinta e um anos e dez meses. Lembrei-me dos meus dois meses de recruta na Companhia de Polícia da Aeronáutica no Rio de Janeiro, para fechar 32 anos. Um soldado consultou meu nome no computador e me deu a má notícia: nada constava, eu nunca existi como soldado.
Vocês estão de prova; quem leu ou lerá De soldado raso a tenente sabe que deixei minhas digitais naquele lugar.
Mas é o caso, não jurei bandeira, não passei a pronto, portanto não existi.
Antes de ir para Barbacena devolvi toda o fardamento que tinha recebido, até o borzeguim. Cortei todos os vínculos com meu tempo de soldado. Mas eles continuaram pagando meu soldo. Não é estranho? Eu não existia mas eles me pagavam o soldo. Pior, eu nem sabia que estava recebendo esse dinheiro. E como eu soube? Soube no dia em que meu soldo, lá em Barbacena, veio todo descontado.
Segundo um maravilhoso folhetim que recebi da turma nosso "pequeno soldo cobria basicamente as seguintes despesas: o pagamento da lavadeira (para quem não usava a lavanderia da Escola), o cinema aos sábados, um sanduíche de mortadela nos sábados e nos domingos no bar do Gino, uma passagem baixa pelo BM (não sei o que é isso, hehehe!) ao menos uma vez por mês (ninguém era de ferro!).
Haviam inúmeras outras pequenas despesas: tomar um sorvete com Grapete numa padaria em frente à praça, despesas com envios postais (sêlos), compra de frutas diversas (eu adorava caquis) e corte de cabelo na barbearia da Escola.
E eu fui descontado. Como iria ficar minha vida? No primeiro licenciamento fui ao Rio, na Companhia de Policia. O meu dinheiro, que me havia sido pago, estava todo lá. Assinei um documento e recebi. Um modo meio complicado mas com transparência total.

Se eu podia alegar esse pagamento, quase três meses após meu desligamento, para reivindicar meus dois meses como soldado? Nenhuma chance!

3 comments:

6 de outubro de 2007 às 02:14 Nothingandall disse...

Gostei de passar por aqui... e fiquei a perceber que muito distantes geograficamente continuamos com problemas comuns...
Essa de não haver registos de descontos ...quando se quer passar à aposentadoria... é mesmo frequente aqui. Votos de um excelente fim de semana, desde Portugal.

6 de outubro de 2007 às 11:02 Ly disse...

Super obrigada pelas dicas. Tenho amigos que são policias e não muda estar aqui ou lá....quando se fala em dinheiro....as pessoas ou o governo só visam mesmo as cifras. Eu acredito na humanidade e no dia em que valerá muito mais o q vc faz, qto se dedica e qto amor tem no coração face ao quanto vc carrega no bolso.

beijos meu lindo e super semana

Ly

8 de outubro de 2007 às 14:41 Luiz Lailo disse...

looking4good,

Meu tempo de aposentadoria foi religiosamente contado. Sobre os dois meses como soldado, eu não tinha direito mesmo.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário