Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Crítica da razão pura

Saíram dele mesmo estas verdades
Num dia em que se achou mais pachorrento.
Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805)

A opinião que cada pessoa tem sobre a vida, sobre a sociedade, sobre as pessoas, conhecidas ou não, é uma construção lenta e adquirida na leitura de jornais, revistas, no contato com pessoas e algumas vezes na observação direta dos fatos. Mas essa construção pode se dar instantâneamente dependendo das circunstâncias dos acontecimentos.

Eu gostaria de escrever uma pequena monografia sobre o assunto só que minha modesta formação é de ciências matemáticas; me faltam os mecanismos metafísicos para levar a bom termo esse tipo de trabalho.
Será que me bastaria ler "A crítica da razão pura" de Kant ou o "Discurso do Método" de René Descartes para obter uma base sólida de argumentação? Seria preciso contar só com o bom senso de que fala Descartes, aquela coisa mais bem distribuída na face da Terra, já que todo ser humano se julga bem provido dele?

Ontem um amigo me disse que não gostava do Brizola entre outras coisas porque no seu governo haviam sido cortadas algumas vantagens de servidores do Estado, sendo esse amigo um desses servidores. Esse é um critério de se formar uma opinião. Se o fulano me prejudicou já vai ganhar uma nota baixa comigo. Foi o que aconteceu com o atual governador de São Paulo quando era titular do Ministério da Saúde; diz-se que ele demitiu seis mil mata-mosquitos. Segundo os humoristas, Serra era muito boa pessoa - não fazia mal a um mosquito! No governo Lula os mata-mosquitos foram chamados ao trabalho. Ponto para o Lula. É por isso que ele promove o bem estar social dos brasileiros. É por isso que dizem que a distribuição de renda no governo Lula cresceu quatro vezes mais que nas duas gestões anteriores. Mas terá realmente crescido a renda ou a esmola? Ensinaram a arte da pesca a algum pobre?

Quando se lê um veículo da grande imprensa, que dizem escrever para as elites e depois se lê o que seria a imprensa nanica, onde escrevem os filósofos, políticos e simpatizantes das esquerdas - e essa distinção não sou eu quem faz, eles se reconhecem assim -, as opiniões sobre os mesmos fatos e pessoas parecem ser sobre fatos e pessoas muito diferentes. Cada um puxa a brasa para a sua sardinha.
Muito se fala sobre imprensa isenta. O atual governo diz que a mídia não tem isenção e está tratando de criar a TV pública que irá contar a verdade verdadeira com a maior isenção.
A grande imprensa diz que não é sensacionalista e que não comete baixarias. Isso é verdade. Quem comete as baixarias é algum jornalista da casa. Eles se permitem opinar que fulano e cicrano defendem idéias ultrapassadas como nacionalismo, populismo, etc... O populismo está mais vivo que nunca. Está aí o Lula com seu Bolsa-Esmola que não me deixa mentir. O Garotinho deixou o restaurante de um real. Grande sucesso!

O truque de quem quer formar opinião, muitas vezes, é contar a história do Boitatá. Tem muita gente que acredita.

1 comments:

8 de outubro de 2007 às 23:06 Belcrivelli disse...

Já ouvi muitos boatos sobre a manipulação das informações pela mídia, seja rádio, TV, jornal...
Também já ouvi dizer que todo boato tem um fundo de verdade, o que me deixa na dúvida sobre muitas notícias que são veiculadas como verdadeiras.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário