Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Ordem dos Cavaleiros Templários

Vou confessar a minha ignorância, nunca ouvi falar desses cavaleiros. Mas meu amigo Ivan, que, me parece, vai se "naturalizar" português - mora atualmente em Cascais, no além-mar -, me enviou esta notícia... bizarra:
Quase 700 anos depois da sua dissolução no Concílio de Vienne (França) em 1312, a lendária Ordem dos Cavaleiros Templários ressurgiu das trevas da História de uma forma insólita, com um enigmático anúncio num diário britânico.
Desde aquele concílio, os Templários pareciam ter-se esfumado da face da Terra até terça-feira, quando o diário The Daily Telegraph publicou um grande anúncio com um título chamativo: "A ANTIGA E NOBRE ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS".
Leia mais aqui. Interessante é que descobri que existe uma página da Ordem dos Cavaleiros Templários onde se aceitam inscrições mediante o pagamento mensal de módicos 35 reais. E no Mercado Livre já se pode comprar o Crucifixo da Ordem dos Cavaleiros Templários por nada módicos 110 reais.
O bizarro, o inusitado, o místico, o imponderável sempre me atraíram. Assim é que, numa fase da vida, eu estudei as lições da Ordem Rosacruz. "A Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz."
Mas assim como existem os crédulos e puros de espírito, também existem os desmotivados, irônicos, descrentes da humanidade. Um desses fez questão de deixar um comentário no jornal português onde li a notícia: "Já mandei fazer a minha espada e a armadura, agora só me falta o cavalo; mas está difícil, estou a ver que tenho de ir montado num destes fazedores de opiniões que há pelo burgo".

O Ricardo Rayol está envolvido com a promoção de uma blogagem coletiva - O Dia Mundial da Água... que passarinho não bebe. É amanhã, leiam aqui.
Como também está envolvido com o Blog da Hector Hereeye Foundation, na pessoa do seu alter-ego, mago Heitor Caolho, creio que, em lhe sobrando algum tempo, talvez possa se interessar em conhecer os pontos fortes e os fracos da quase milenar Ordem dos Cavaleiros Templários. Como dizem, o saber não ocupa lugar.

17 comments:

21 de março de 2008 às 14:44 Anônimo disse...

O conhecimento humano somente pode ser tido como legítimo quando, além de ser prático, resiste à prova do passar do tempo.
Assim como alguns cristãos "formais" podem tratar com bom humor os dogmas de sua própria igreja, é bastante oportuno (sem qualquer contradição) que eu me manifeste como um admirador das sociedades secretas que preservaram o dom da investigação sem dogmas.
Daí o seu caráter milenar.
Grande proposição do Luiz Lailo!

21 de março de 2008 às 20:30 Anônimo disse...

Destas ordens, teorias, sociedades eu creio em todas.

22 de março de 2008 às 00:10 Mara* disse...

e eu, não creio em nenhuma.

23 de março de 2008 às 22:48 Belcrivelli disse...

Os Templários são da época das Cruzadas. Sumiram após uma acusação de eresia, que ocorreu num movimento político da igreja católica para eliminá-los, tendo em vista que os Templários estavam acumulando muito poder.
Me lembro que eles aparecem no jogo de playstation Broken Sword. É um bom jogo!

23 de março de 2008 às 22:48 Belcrivelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
23 de março de 2008 às 22:48 Belcrivelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
2 de fevereiro de 2009 às 09:42 Unknown disse...

Acredito e respeito muito a historia, seja ela Da Ordem dos Templarios quanto a outras sociedades secretas mas, o que me aborrece é a incredulidade das pessoas e falta de respeito com as mesmas.
Pois todas as religioes são boas a partir de que bem praticadas com o coração puro.

julio Lima

2 de fevereiro de 2009 às 12:39 Anônimo disse...

Por mais qui ainda existam "os cavaleiros teplarios"... creio qui naum tem mais o mesmo fervor que tinham no inicio. Então naum os consideraria dignos de serem chamados assim. Naum se pode afirmar ser um cavaleiro templario com 35 reais mensais, afinal os cavaleiros originais davam suas vidas pelos seus ideais... Por outro lado é uma bela homenagem... Desde qui o dinheiro arrecadado tenha bons fins como por ex para ajudar pessoa qui sejam perseguidas por serem cristãos...

Bj!nhOº
Go'

14 de junho de 2010 às 23:44 ROB:. disse...

ELES EXISTEM! PODE ACREDITAR, PODE TER UM AO SEU LADO.

1 de novembro de 2010 às 15:11 Unknown disse...

Afinal para o que é que eles serviam ? se era uma sociedade secreta era para proteger algo não?

26 de dezembro de 2012 às 04:41 Anônimo disse...

Thanκs foг the good ωriteup. Ӏt in faсt ωаs once а entertainmеnt account іt.
Lοoκ cοmpliсаted to far adԁеԁ agreеablе from you!
Hοwevеr, how coulԁ we keep іn tοuch?


Stοр by my pаge: tantra london
Also see my page :: tantric massage

27 de dezembro de 2012 às 15:59 Anônimo disse...

Existem sim mas pode acreditar os assassinos tambem e estam com força!! Para eliminar os templarios!!

6 de agosto de 2013 às 15:09 Anônimo disse...

Vai se fuder, e respeite os meus antepassados pois sou da 18 gerasão.


6 de agosto de 2013 às 15:10 Anônimo disse...

Obrigado por acreditar em nos!

6 de agosto de 2013 às 15:12 Anônimo disse...

Tu ta jogando muito assassins creed eos assassinos não essistem. Pois sou dessendente templario e estou bem vivo obrigado.

6 de agosto de 2013 às 16:12 Anônimo disse...

E brincadeira! Hehe de mal gosto mas e brincadeira

6 de agosto de 2013 às 16:13 Anônimo disse...

Brincadeira.hehe

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário