Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Porque moderar os comentários?

Fico imaginando a mão-de-obra que é moderar para quem recebe cem, duzentos comentários. Às vezes cancela-se algo por engano e o blogueiro desculpa-se por ter apertado o botão errado. Por outro lado passam mensagens que deveriam ter sido bloqueadas. Mas neste caso o blogueiro conta com leitores dedicados que estão dispostos a dedurar quem não estiver afinado com o pensamento do blog. Não entro nessa onda de puxa-saquismo. Cada um que cuide de suas cabras que o bode está solto.

Já tive comentários bloqueados e/ou apagados em alguns blogs. Em um deles li que ali não existe democracia, eles publicam somente as opiniões a favor. Dessas questões voltarei a falar ao final do artigo.

Outro problema que nos aflige é o SPAM sob a forma de e-mails não solicitados. Eu vou citar o nome de uma pessoa porque a mesma está me "ofendendo" há algum tempo. Sim, eu me sinto ofendido por ter que perder tempo em apagar mensagens que não me interessam. Bem antes das últimas eleições venho recebendo mensagens da vereadora carioca Aspásia Camargo, do Partido Verde, que, por sinal, foi muito bem votada, por eleitores que não se sentiram tão ofendidos quanto eu. Enviei respostas de cancelamento conforme as boas práticas do spammer "honesto" mas todas elas retornaram porque a caixa postal da referida senhora vive entupida.

Terminada a eleição pensei que teria paz, mas eis que ela passa a turbinar a campanha do Gabeira, no segundo turno, e ao final deste passou a divulgar eventos ligados ao Partido Verde. Menos mal que esse tipo de e-mail não possui efeitos colaterais.

Mas cuidado, há um e-mail com roupagem nova. Aquelas mensagens que enviamos e não atingem o destinatário nos retornam o seguinte assunto: Delivery Satus Notifications (Failure). Mas quando começamos a receber essas mensagens mesmo não enviando nenhuma, fica evidente o golpe. Clique na imagem para ampliar os detalhes.


Na mensagem "Having trouble viewing this email? Click here to view as a webpage" é que está o ovo da serpente. Pode até ser apenas uma inocente venda de Viagra, mas nunca se sabe. Vai clicar no link, mesmo tão perto do Natal?

Eu recebo poucos comentários no blog e por isso não fazia a devida moderação e estranhava que alguns amigos adotassem essa "facilidade" mesmo porque uma minoria demorava a liberar e acabávamos esquecendo até que havíamos comentado lá. Mas então aparece um anônimo que descobre em nosso espaço uma área perfeita para colocar seu comercial. E ainda aquele outro que rebate nossas opiniões com expressões pouco educadas. Mas o caldo entornou quando foram ao meu blog de desenho e aquarela tratar de um assunto bizarro, fazer SPAM de um blog da ministra Dilma.

Não vejo justificativa nenhuma para que se crie uma confraria destinada a tecer loas a determinados cidadãos, muito menos quando são políticos. Mas certos espertos, e talvez eles recebam um "incentivo" por tamanha dedicação, são amigos de alguém que, felizmente, é rejeitado pela imensa maioria dos participantes das minhas comunidades blogueiras. Não bastasse isso aparece outra pessoa, não sei exatamente quem é, e deixa mensagem na área de comentário e também no mural de recados para que se divulgue o blog oficial da Dilma. Mas eu nunca deixei de fazer isso. Dia primeiro de dezembro mesmo, publiquei o post "Agora esculhambou de vez", onde revelo mais uma faceta da ética dos companheiros. Só não admito que venham aqui fazer um SPAM tão despropositado. Fui ao blog deles e pedi que não fizessem mais isso. Quanto a vocês, fiquem espertos com esse pessoal.

4 comments:

8 de dezembro de 2008 às 21:29 Anônimo disse...

Eles realmente devem ter um bom “cash” para defender. Já pensou esses ambulantes da internet terminando o dia sem o apurado? Quanto às mensagens que no geral são enviadas contendo spams, temos que contabilizar mais um tipo preocupante... que é justamente o uso político. Sendo spam comercial, teremos às vezes que lhe aplicar o tratamento de vírus. E já no caso dos que se originam de políticos - ou de sua militância -, são tipos de doença degenerativa que se alimentam da atenção. Para lograrem êxito, eles contam com a vulnerabilidade psicológica de alguns do povo que alcançaram o status de “recém-incluídos digitais” e que estão na esteira dos que acreditam que os milagres tecnológicos são uma proeza do tal Pai dos Pobres.
Moderar é preciso!

8 de dezembro de 2008 às 21:42 Anônimo disse...

Não adoto a moderação, mas tenho algumas regras e um ótimo anti-spam que para qualquer comentário suspeito. Até agora não tive problemas.

9 de dezembro de 2008 às 00:19 Anônimo disse...

Já passei por alguns momentos díficeis com comentários, mas, estão todos lá. Não modero, mas, existem regras quanto ao SPAM.
Aqui na cidade tem uma pessoa processando outra por ter escrito o que não precisava lá no blog!
Concordo com você com o assunto. Certos incomodos nos chateam.

10 de dezembro de 2008 às 15:22 Anônimo disse...

Meu caro Luiz, não tinha lido esse seu oportuno post. Aliás, esqueci de citar os spammers políticos, uns chatos e inoportunos de galocha! Mas acabada a eleição, eles deram uma colher de chá.
A turma dos anúncios é que está mais ousada e abusada.
Não gosto também da moderação e convenhamos, é uma chateação ter que ficar aprovando comentários toda a hora.
Mas se a coisa continuar como está, vou ser obrigado a adotar.
Um grande abraço.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário