Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

E-mails com cara de SPAM

Recebi um cartão virtual do ELEFANTE. Não abri, assim como não abro os que vêm de O Carteiro e mesmo do UOL, que é meu provedor de internet. O remetente é o Sérgio e eu tenho diversos amigos por nome Sérgio, Rodrigo, Manuel, José, Alfredo, etc, e ele me trata de Lailo, que é meu nome de "guerra" desde a escola primária. Ele deve me conhecer mesmo. Mas eu não abro. Não custa nada a pessoa avisar que está enviando tal tipo de mensagem.

Abri, sim, a página http://www.elefante.com/ e gostei de um serviço que eles oferecem - "acabe com os esquecimentos". Cadastre seus compromissos ou pagamentos e seja lembrado através do seu e-mail, celular ou programa de mensagens instantâneas.

Muito bom. Perder o dia de um pagamento, nunca mais.

Vamos ao outro e-mail de hoje, completamente maluco. Começa com a mensagem: As pessoas sensatas que não mais quiserem receber este boletim, basta mandar uma mensagem para o endereço bertofilho@terra.com.br e escrever no assunto a expressão "DANE-SE".

E continua: COMO JÁ É DE LARGO CONHECIMENTO DE TODOS, E POR TODA ESTA TERRA CORRE E É PÚBLICA VOZ E FAMA PÚBLICA, FREQUENTE, ALARDEADA E ESCANDALOSA, E GERALMENTE ASSIM DITO PELA BOCA DE TODOS, ALTOS E BAIXOS, HONRADOS E PLEBEUS, SÃOS E IMUNDOS, PELOS DO POVO E PELOS DA GOVERNANÇA, RELIGIOSOS, NOBRES E MELHORES DA TERRA, E TODA A MAIS GENTE E MUNDIÇA, O JORNAL DA BESTA FUBANA, POR SUA INUTILIDADE, FALTA DE SERVENTIA E PELAS MATÉRIAS IMBECIS QUE PUBLICA, É A GAZETA MAIS RECOMENDADA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL, EQUILIBRADA E EM PAZ COM O MUNDO, CUJA LEITURA É ESPECIALMENTE RECOMENDADA PRA QUEM TEM PROBLEMAS DE NÓ NA TRIPA GAITEIRA, GOZO FROUXO, ARROTO CHOCO, VENTOS ENCANADOS, BUFAS ESTREPITOSAS, SEBORREIA, ESTALECIMENTO NA PERSEGUIDA, ESMORECIMENTO DA PAJARACA, PUXADO, BLENORRAGIA, ESCORBUTO, GENGIVITE, ALUAMENTO E DIGESTÃO EMPANZINADA.
ACESSE O JORNAL DA BESTA FUBANA CLICANDO NESTE ENDEREÇO:
http://www.luizberto.com/

Quero concluir dizendo que não vou mandar o distinto cidadão se danar, mesmo porque já assinei o blog dele na minha página Netvibes. Você também deve assinar se quiser tomar conhecimento de fatos que, por certo, irão trazer indignação. Mas eles são tratados com boa dose de humor, pelo menos isso.
Em tempo: eu acho que o Jornal da Besta Fubana é persona non grata entre petistas e lulistas.

Qual o valor de uma enquete?

O brasileiro agora se entregou a uma singular tarefa: modificar a tendência de certas enquetes, não importa em que parte do mundo sejam feitas. Se um jornal italiano faz uma enquete "entre amigos" para eleger um jogador da Azzurra como expoente de alguma coisa, vão lá os brasileiros e botam um patrício na liderança e muito facilmente.

Se os argentinos resolvem eternizar Juan Manuel Fangio como maior piloto do automobilismo mundial, esquecem-se de que os brasileiros estão acesos e prontos para virar a tendência da enquete em favor de Ayrton Senna.

A pesquisa difere da enquete porque os participantes não podem manipulá-la, eles é que são os manipulados. A entidade que está pagando a pesquisa está pagando também pelo resultado. Mas há uma maneira de tentar desmoralizar uma pesquisa - promovendo uma enquete nos moldes do que está fazendo o Estadão sobre a "popularidade" do presidente Lula.

Uma dessas votações tinha por título - Você aprova o governo do presidente Lula? -, com a seguinte chamada:
A avaliação positiva de Lula subiu a 80,3% em dezembro e bateu novo recorde, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, 15. A aprovação ao governo do presidente também atingiu porcentuais recordes e chegou a 71,1%.

Depois que votei, os resultados eram: 2.924 votos (43%) para o SIM e 3.848 votos (57%) para o NÃO, num total de 6.772 votos.

Uma nova enquete, Você votaria no candidato do presidente Lula em 2010?, está assim: 82.401 votos (41%) para o SIM e 120.530 votos (59%) para o NÃO, no total de 202.931 votos.

Na minha opinião os amigos do presidente Lula, que mantêm centenas ou milhares de blogs colocando em evidência as virtudes do seu ídolo de barro, deveriam ir lá votar. E evitar que, numa eventual queda, o ídolo deixe transparecer, qual caixa de Pandora, as maldades da companheirada.

Indústria do sapato em alta no Iraque

A represália padrão, não só no Iraque, mas em todo o mundo, é partir para a sapatada, sem conotações sexuais, por favor. É o arremesso no rosto do desafeto daquela peça destinada a nos proteger os pés.

E o presidente americano, quem diria, está ajudando os fabricantes de sapatos da região a contornar a crise financeira mundial. O fabricante do sapato arremessado em Bush diz ter recebido mais de 300 mil novos pedidos do modelo. O turco Ramazan Baydan, presidente da empresa Baydan Shoes Company, diz ter sido o criador do modelo, conhecido como Código 271
"Os sapatos podem parecer leves, mas um par pesa cerca de 600 gramas e os vendemos para o Iraque por cerca de US$ 27", diz Baydan.

A democracia introduzida no Iraque pelos americanos pode ser constatada nesse episódio. Seguranças jogaram o jornalista iraquiano ao chão e ali mesmo, na presença do mister president, começaram a agredí-lo. Imaginem o que não deve ter acontecido depois entre quatro paredes! Grandes democratas! Só faltou levarem-no para a prisão de Abu Ghraib.

No entanto houve quem analisasse o acontecimento sob outro ângulo. Antes da democracia enfiada goela abaixo dos iraquianos pelos americanos, certamente esse jornalista seria levado dali direto para a forca.

O juiz Dhia al-Kinani afirmou nesta sexta-feira (dia 19) que foi iniciada uma investigação sobre a agressão a Muntadhar al-Zeidi. O magistrado afirmou que Al-Zeidi possuía hematomas ao redor dos olhos e em outras partes do corpo.

Em nosso país há pessoas que têm admiração por Guevara, Fidel Castro, Hugo Chavez e até por Bush, é um direito deles. Eu prefiro exercer meu direito de mandar um sapato nessas figuras.

MST invade a Petrobrás

MST apóia o Sindicato dos Petroleiros e invade sede da Petrobras em protesto contra 10a. rodada da ANP

O Globo e Globonews

Entrada principal - nesse momento os portões já tinham sido fechados

Manisfestantes do movimento dos Sem-Terra, Via Campesina e Sindicatos dos Petroleiros invadiram, na manhã desta quarta-feira, o prédio-sede da Petrobras no Centro do Rio, em protesto contra a realização da 10a. Rodada de Licitações de Áreas Exploratórias da Agência Nacional do Petróleo (ANP), prevista pra ocorrer nestas quinta e sexta-feiras. Também participam da mobilização a Central Única dos Trabalhadores (CUT), os grupos Conluta e Intersindical e a frente de oposição de esquerda da União Nacional dos Estudantes (UNE). Eles reivindicam uma nova legislação para regular o setor de petróleo e a reestatização da Petrobras, com gestão pública e controle social.

De acordo com os organizadores do protesto, que desejam uma reunião com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, cerca de 500 manifestantes entraram no prédio. No dia anterior, cerca de 25 mil petroleiros, de um total de 40 mil, já haviam paralisado suas atividades pelo mesmo motivo. Segundo depoimentos de funcionários da empresa, os manifestantes estariam desligando as luzes do prédio e impedindo a entrada pelas portas principais, forçando quem quer trabalhar a entrar pela garagem.

Catracas de controle da entrada e saída de funcionários

Me informaram que os "habitantes" do Edise ficaram ilhados. Era o célebre "quem tá fora não entra, quem tá dentro não sai". Enviaram também um vídeo da invasão que deixo de publicar por ser de baixa qualidade. Inclusive quem filmou se divertia com a situação falando até palavras de baixo calão.

E o Lula conseguiu os votos da Petrobras divulgando a intenção do PSDB de privatizar o petróleo. E agora, o que se vê? Os funcionários, muitos, meus amigos, desempenharam o papel de inocentes úteis.

Agora é espião contra espião, aquela louca aventura dos quadrinhos da revista Mad, agora é petista contra lulista. Vou dar uma olhada nos blogs companheiros. Eles estarão pendurados no saco do presidente, dizendo amém a tudo que vossa reverendíssima determina ou serão verdadeiros patriotas associando-se a esse movimento apoiado até pelo MST, que normalmente não prima por ações legais? Dirão simplesmente que os anjos não têm sexo?

Vamos esperar pelos próximos acontecimentos. Enquanto isso procurarei entrar em contato com meus espiões, baseados em algum lugar do edifício-sede.

Os neurônios femininos estão baixos?

Faltam neurônios no futebol
Haroldo Barboza *

Infelizmente meu Fluminense tem revelado gerentes de baixa qualidade, que conseguiram deixar o time escorregar até para a 3ª. divisão do campeonato brasileiro em passado recente. Fora a perda de torneios quando as condições eram plenamente favoráveis e os títulos escorregaram entre nossos dedos.

Ao longo de 2008 sofremos com a perda do campeonato regional. Pelo péssimo planejamento para o jogo com a LDU lá nas alturas, perdemos a Taça "Libertadores da América". E até o final de novembro ficamos angustiados pelo risco de voltarmos à 2ª. divisão.

Fora os erros de gestão de recursos que ocasionam processos judiciais que dilapidam nosso sólido(?) patrimônio. Assim como em outros clubes. Todos fazem parte da mesma gestão falida que conduz nosso esporte preferido.

Para culminar o ano de mazelas, eis que nosso Presidente tricolor solta uma frase digna de dirigente do Planalto, sugerindo que as mulheres conquistaram medalhas de futebol nas olimpíadas de Atenas apesar de possuírem apenas DOIS neurônios. Provavelmente ele não teve a felicidade de ver as garotas em campo, exibindo garra, vontade e amor. Ao contrário dos botinudos que nossos clubes comercializam pelo mundo por preços absurdos.

A questão não se prende à quantidade, mas à qualidade! Mesmo que os homens possuam 10 vezes mais neurônios que nossas belas parceiras, poucas ações podem ser enaltecidas ao longo dos séculos de domínio machista. Talvez fiquemos surpresos se descobrirmos que as abelhas (sem elas a população tende a passar fome) possuem melhores neurônios que a raça humana!

Felizmente as mulheres estão conquistando seus espaços em suas comunidades. Por merecimento. Raramente por conchavos que sobram nas áreas públicas. E com certeza, exibindo as qualidades de seus neurônios que enaltecem amor, justiça, delicadeza, educação, vivacidade e outras virtudes, logo superarão o espírito bélico e ganancioso que poluem os espíritos masculinos e que estão destruindo o planeta. Em breve elas provarão sua capacidade em administrar seus países com inteligência para criar harmonia entre humanos e a Natureza. Que elas rapidamente subam aos postos de comando.

Inclusive de clubes de futebol!


Nossa sociedade é um colosso! Sobrevive no fundo do poço!
Referendo de sucesso será o que permitir expurgo no Congresso!
Haroldo P. Barboza - Vila Isabel / RJ - Aulas de Matemática.
Autor do livro: Brinque e cresça feliz

* Haroldo Barboza é viciado em escrever. E circula, com sua facilidade em colocar idéias sob a forma escrita, em diversas páginas da internet. Querem conhecer páginas que publicam trabalhos dos leitores? É só pesquisar o nome do Haroldo. Ele está em quase todas.

Ronaldo: o povo é um "fenômeno"!

Desta vez nosso colaborador Haroldo Barboza está deveras zangado. Nada com o jogador Ronaldo mas sim com a bizarrice da torcida corintiana comprometida com assuntos menores, o mesmo ocorrendo com as torcidas de outros times de futebol.

Ídolos que merecemos

Haroldo Barboza
Um país evoluído, de uma forma geral possui alguns ícones espalhados por todas as suas áreas sociais e que de algum modo contribuíram com altos percentuais para a melhora da qualidade e estima do povo, bem como a elevação do conceito e respeito da nação no cenário internacional. Este povo comemora as datas de nascimento ou morte de tais ícones, visitam e preservam seus bustos espalhados pelo território onde nasceram enaltecendo suas contribuições em prol da qualidade de vida da comunidade.

No Brasil, pela falta de tais figuras e pelo baixo nível cultural e educacional alimentado pela elite do poder, ficam reservados apenas alguns atletas esportivos, sendo que 90% pertencem ao futebol. Figuras como Éder Jofre (box), Maria Ester (tênis), Mequinho (xadrez), Guga (tênis) e atletas para-olímpicos, apesar de seus heróicos esforços, não conseguem criar uma esteira de seguidores para criar exemplos e gerar novas oportunidades aos nossos jovens dispersos e
desencontrados.

Desta forma chegamos a uma situação que quase se transforma num feriado em São Paulo. O clube Corinthians contratou Ronaldo "gordinho" no final de 2008. Tal fato criou um histerismo entre os torcedores desta gloriosa bandeira e as camisas com o nome do ex-"fenômeno" venderam-se aos milhares de unidades em dois ou três dias de comercialização, fazendo a alegria da empresa que o patrocina. E o auge desta festa culminou numa sexta-feira de dezembro, quando foi marcada uma aparição do atleta nas dependências do clube para aquele discurso padrão, onde o focado promete "muito esforço para ajudar a equipe em novas conquistas". Não podemos culpá-lo por reproduzir o que o roteiro define. Por U$ 500 mil mensais, qualquer um de nós faria o mesmo discurso.

O que surpreende (nem tanto no atual cenário degradado de nossa pátria) é saber que tal evento estava marcado para 11 horas da manhã e ao alvorecer do tal dia, mais de 6.000 pessoas já se acotovelavam às portas do clube para poder ouvir o cultural pronunciamento, cuja "importância" foi enaltecida durante a semana pela mídia desabituada de cumprir seu real papel de fiscalização e cobrança de ações públicas de interesse geral da nação e de denúncias contra atos lesivos aos cofres da nação.

Por volta de 10:30 o local fervia com quase 20.000 expectadores amontoados em situação desconfortável, sob sol, chuva, sem sanitários, em pé.

Resta saber se a QUARTA parte de tal grupo estaria disposta a comparecer às escadarias das câmaras de legisladores para exigir que os malandros que recebem 15 salários anuais e trabalham(?) duas vezes por semana votassem medidas de interesse da coletividade. Ou para sentar nos degraus dos suntuosos palácios da Justiça(?) para cobrar processos que se arrastam por 15 ou 20 anos quando são do interesse dos menos afortunados.

O imbatível exército da Ucrânia

Ou, porque a Ucrânia deve entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)

Esse exército é mesmo imbatível, em qualquer terreno, sob qualquer aspecto.

E eu me rendo incondicionalmente.

Mas que guerra, que nada!


Infelizmente não consegui o ângulo capturado pelo competente fotógrafo agachado ali à direita.

Blogar, contar e revisitar

Inicialmente quero fazer uma digressão, convenientemente relacionada no título do artigo. Logo que comecei a querer ser um blogueiro tive acesso a uma página chamada Sobresites, que tem como descrição a frase "O Diferencial Humano". Se você for um curioso a respeito de acupuntura, artesanato, candomblé, egiptologia, finanças pessoais e outras centenas de atividades, essa página é um bom começo.

Ao final da coluna à esquerda, vamos clicar em Todos os Guias. Abrem-se diversos títulos e, em Tecnologia, vemos o que nos interessa, o link Blog, editado por Alex Castro, fundador do Liberal Libertário Libertino.

O link Contadores é categórico, blog sem contador não é blog. Eu optei pelo Sitemeter, que me pareceu mais amigável que o Extreme Tracking. E no Sitemeter, além das páginas vistas com mais frequência (Entry Pages) e do Resumo Geral (Summary), gosto de ver - nem sempre é possível - as entradas diretas e por pesquisa no blog (By Referrals). Isso me dá a oportunidade de rever artigos antigos com os respectivos comentários.

Quando se trata de pesquisa costumo explorar os links paralelos e hoje tive uma agradável surpresa. Escrevi, em abril de 2007, um post chamado "Uma lenda de Pedra Azul" sobre histórias das quais tomei conhecimento há cinquenta anos à beira da Rio-Bahia e de que me lembrava sem muitos detalhes. A página Museu da Pessoa vem em meu auxílio, mostrando aos incrédulos que minha narrativa não é história de pescador. Trata-se de um depoimento do músico Murilo Antunes, autor da música Super Heroi, e parceiro de conhecidos autores musicais, como Toninho Horta.

Dessa forma encerro essa minha experiência restando ao leitor, para melhor compreensão, visitar os links Uma lenda de Pedra Azul e Museu da Pessoa.

Jogue enquanto limpa o computador

Quando se baixa aquele arquivo ou dá-se manutenção no computador, há quem costume jogar uma paciência. Mas se a sua paciência até pra isso terminou, há um desafio novo e rápido. Afinal, você só está esperando terminar a tarefa na sua máquina.

Recebi hoje, por e-mail, com o aviso: "Pra quem ainda não está louco e quer enlouquecer mais depressa". O assunto: "Clique na bola e ela mudará de cor". Eu fiz a bola mudar de cor quatro vezes.

Entre nesta página e tente. Depois repasse por e-mail para seus amigos.

Porque moderar os comentários?

Fico imaginando a mão-de-obra que é moderar para quem recebe cem, duzentos comentários. Às vezes cancela-se algo por engano e o blogueiro desculpa-se por ter apertado o botão errado. Por outro lado passam mensagens que deveriam ter sido bloqueadas. Mas neste caso o blogueiro conta com leitores dedicados que estão dispostos a dedurar quem não estiver afinado com o pensamento do blog. Não entro nessa onda de puxa-saquismo. Cada um que cuide de suas cabras que o bode está solto.

Já tive comentários bloqueados e/ou apagados em alguns blogs. Em um deles li que ali não existe democracia, eles publicam somente as opiniões a favor. Dessas questões voltarei a falar ao final do artigo.

Outro problema que nos aflige é o SPAM sob a forma de e-mails não solicitados. Eu vou citar o nome de uma pessoa porque a mesma está me "ofendendo" há algum tempo. Sim, eu me sinto ofendido por ter que perder tempo em apagar mensagens que não me interessam. Bem antes das últimas eleições venho recebendo mensagens da vereadora carioca Aspásia Camargo, do Partido Verde, que, por sinal, foi muito bem votada, por eleitores que não se sentiram tão ofendidos quanto eu. Enviei respostas de cancelamento conforme as boas práticas do spammer "honesto" mas todas elas retornaram porque a caixa postal da referida senhora vive entupida.

Terminada a eleição pensei que teria paz, mas eis que ela passa a turbinar a campanha do Gabeira, no segundo turno, e ao final deste passou a divulgar eventos ligados ao Partido Verde. Menos mal que esse tipo de e-mail não possui efeitos colaterais.

Mas cuidado, há um e-mail com roupagem nova. Aquelas mensagens que enviamos e não atingem o destinatário nos retornam o seguinte assunto: Delivery Satus Notifications (Failure). Mas quando começamos a receber essas mensagens mesmo não enviando nenhuma, fica evidente o golpe. Clique na imagem para ampliar os detalhes.


Na mensagem "Having trouble viewing this email? Click here to view as a webpage" é que está o ovo da serpente. Pode até ser apenas uma inocente venda de Viagra, mas nunca se sabe. Vai clicar no link, mesmo tão perto do Natal?

Eu recebo poucos comentários no blog e por isso não fazia a devida moderação e estranhava que alguns amigos adotassem essa "facilidade" mesmo porque uma minoria demorava a liberar e acabávamos esquecendo até que havíamos comentado lá. Mas então aparece um anônimo que descobre em nosso espaço uma área perfeita para colocar seu comercial. E ainda aquele outro que rebate nossas opiniões com expressões pouco educadas. Mas o caldo entornou quando foram ao meu blog de desenho e aquarela tratar de um assunto bizarro, fazer SPAM de um blog da ministra Dilma.

Não vejo justificativa nenhuma para que se crie uma confraria destinada a tecer loas a determinados cidadãos, muito menos quando são políticos. Mas certos espertos, e talvez eles recebam um "incentivo" por tamanha dedicação, são amigos de alguém que, felizmente, é rejeitado pela imensa maioria dos participantes das minhas comunidades blogueiras. Não bastasse isso aparece outra pessoa, não sei exatamente quem é, e deixa mensagem na área de comentário e também no mural de recados para que se divulgue o blog oficial da Dilma. Mas eu nunca deixei de fazer isso. Dia primeiro de dezembro mesmo, publiquei o post "Agora esculhambou de vez", onde revelo mais uma faceta da ética dos companheiros. Só não admito que venham aqui fazer um SPAM tão despropositado. Fui ao blog deles e pedi que não fizessem mais isso. Quanto a vocês, fiquem espertos com esse pessoal.

Elevando o rebaixamento

Rebaixamento é a base para o "elevamento"

Nesta crônica Haroldo Barboza traça um paralelo entre situações negativas no esporte e na política. Tenho a observar que no esporte essas ocorrências são transitórias e circunstanciais; na política é endemia sem prazo de vencimento. E o Haroldo escreve com propriedade e experiência pois é um apaixonado tricolor cujo time já transitou, há algum tempo, nessas esferas mais sofridas do purgatório.

A queda do Vasco em 2008 para a 2ª. divisão, como a de tantas outras honrosas agremiações, pode ser comparada com a queda de qualidade de vida de nosso povo.
O fato não decorre de um único ato numa última partida, um gol perdido ou um impedimento mal marcado. Ele é construído ao longo de sucessivos erros acumulados durante anos pelos vários setores que compõem a sociedade esportiva ou civil.
Administradores que se eternizam no poder visando seus interesses próprios e que efetuam contratos suntuosos no momento, mas com graves prejuízos no futuro para a entidade que eles representam eventualmente.
A seguir vem a falta de fiscalização por parte dos conselhos fiscais e administrativos dos clubes cujos membros estão interessados nos almoços semanais, freqüência em festas e livre acesso para familiares a amigos. Em paralelo, na esfera pública, ocorre a omissão de ministérios, secretarias, autarquias e "agências" que apenas visam as mordomias de seus condutores concedidas sem merecimento, por normas indecentes.
Depois atrelamos a este cenário confuso a falta de pagamentos regulares a funcionários, atletas e impostos diversos que criam dívidas que comprometem seus patrimônios. Na área pública, por analogia, encontramos professores, médicos e policiais com vencimentos defasados e atrasados. A corrupção se instala em todos os níveis e o caos financeiro rompe os orçamentos das obras sociais.
Jogadores sem qualificações são empurrados para o clube por empresários que os desejam numa vitrine de exposição mundial. E os torcedores pagam ingressos caros para vê-los. Na esfera pública, contratos lesivos sem licitação elaborados por incompetentes são colocados no colo do povo que paga a conta e não possui arquibancadas para montar uma sonora vaia.
Dirigentes esportivos perdoam atletas que se atrasam para os treinos, que são apanhados embriagados em boates e são expulsos dos jogos por banalidades trazendo prejuízos à equipe. Da mesma forma que a impunidade concede méritos aos administradores públicos que torram nossos impostos com suas vaidades.
Resta às torcidas apaixonadas manifestarem sua indignação sem violência (existem várias formas) contra tais dirigentes para bani-los do cenário esportivo. Da mesma forma o povo pode exterminar as ratazanas que poluem nossos gabinetes públicos.
Existe mais uma dezena de comparações, mas o árbitro me deu um cartão amarelo e os deixarei para uma próxima jogada.
Durante o ano em que permanece na 2ª. divisão, um time grande composto por 10 ou 30 milhões de torcedores, sofre com a situação mas tem a esperança com data marcada para despertar do pesadelo passageiro.
Durante as dezenas de anos que o nosso país vive no "quinto mundo", a população de mais de 150 milhões de agoniados padece pelas precárias condições de vida. E não enxerga a data em que a esperança fará um gol a nosso favor!

Frases, acertos de contas, assuntos pendentes

Luís Inácio avisou: "Temos dois anos para fazer mais do que já fizemos". Eu, que tenho verdadeira ojeriza pelo PT, partido regido pela batuta paternalista do presidente, não sei se essa frase encerra uma promessa ou uma ameaça.
Eu enxergava mais convicção no bordão de um antigo colega de trabalho, filósofo nas horas vagas, que repetia: "Quer dizer que não quer dizer nada"?!

Os agitos políticos neste início de semana estão uma festa. Hoje o deputado federal Paulinho da Força deverá falar sobre denúncias no caso BNDES. Resta saber se ele vai aparecer. Da última vez ele simplesmente estava participando de um jantar com o presidente Lula, que não acredita na culpa do seu aliado. O Paulinho da Força tem força realmente, e prestígio com o homem.

Se o velho estivesse vivo nenhum desses políticos que achincalham o PDT atualmente, vendendo o partido e fazendo negociatas, como o Paulinho e o Lupi, teriam coragem de mostrar a cara. Antes de morrer, Brizola antevia o fim do PDT, destinado a se tornar um partido de aluguel como o PTB e o próprio PMDB. O PDT já decidiu, vai apresentar a fatura ao Lula, para que ponha o PT contra a cassação do Paulinho, pelo "muito" que este já fez como fiel aliado. Fala aí, Boris Casoy: "Isso é uma v-e-r-g-o-n-h-a"!

Também Eleno José Bezerra, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Elza Costa Pereira, presidente do Centro Meu Guri e tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, devem falar hoje sobre o Projeto Meu Guri e sobre as denúncias de suposto envolvimento em um esquema de repasse de verba do BNDES, deflagrado pela Polícia Federal
Elza Costa, mulher de Paulinho, preside a ONG que possui o sugestivo nome de MEU GURI e que recebeu do BNDES a quantia de R$ 1,199 milhão.

Enquanto isso o Conselho de Ética retoma a votação de relatório que pede cassação de Paulinho da Força e como essa votação será a-b-e-r-t-a acredita-se que não apareça nenhum valente para cassar o mandato do aliado do presidente Lula, o rei da ética, cujos amigos e colaboradores estão, em sua maioria, enrolados em irregularidades. Depois do escândalo do mensalão Lula disse, pra quem quisesse ouvir, que teria mais cuidado na escolha de seus auxiliares, estes seriam escolhidos a dedo. Talvez aquele que ele deixou na prensa.

Assuntos pendentes - Alguém lembra daquele caso ridículo do dossiê sobre gastos de FHC e sua esposa Ruth Cardoso e que chegou aos calcanhares da ministra Dilma Rousseff? Esta colocou, para tocar, um disco arranhado que repetia incessantemente: "Era apenas um banco de dados, era apenas um banco de dados, era... " Também está na ordem do dia.
O sub-relator de sistematização da CPI dos Cartões Corporativos, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), ingressa nesta segunda-feira com representação no Ministério Público contra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, e outros 13 servidores da pasta que participaram da confecção do Dossiê que revelou gastos do governo FHC. Ele argumenta que a ministra cometeu crime de improbidade administrativa ao não punir os subordinados.

É por tudo isso que eu acredito nesse governo.

A grande obra de arte do mestre Picasso

UOL Entretenimento

A National Gallery de Londres vai abrir suas portas a Pablo Picasso com uma retrospectiva que irá romper com a prática que fixava em 1900 o limite temporal para artistas que expunham em suas salas. Na imagem, "O Artista em Frente à Sua Tela", de 1938.


Desde muito cedo travei conhecimento com algumas obras desse artista, se bem que fosse para mim um bicho de sete cabeças, ou quase isso. Pescoços longilíneos, cabeças enigmáticas tanto de humanos quanto de animais, anatomia não convencional, tudo isso fez parte do que se convencionou chamar cubismo.

Em algumas exposições pelo mundo, inclusive no Brasil, os quadros de Picasso chamaram a atenção dos profissionais de um novo segmento: os ladrões de obras de arte. Não só no caso do roubo desses quadros mas também quando roubaram quadros de Portinari e de outros artistas, as obras foram recuperadas e os ladrões quase todos foram presos. Precisa ser muito tonto quem pensa que conseguirá um outro tonto que esteja disposto a comprar um Degas, Van Gogh ou Cézanne roubados.

Meu tio me contava uma história pitoresca. Quando ladrões pés-de-chinelo roubaram algumas porcarias na casa de Pablo Picasso e este deu queixa na polícia, tudo ficou esclarecido. É que o pintor, que tinha visto os meliantes, fez uma pintura, um retrato falado dos mesmos. E a polícia, muito eficiente, botou na tranca todos os implicados: três galinhas, dois bodes, uma vaca, um bouquê de rosas e um queijo suiço.

Agora esculhambou de vez

Há tempos foi o Ministro Nelson Jobim que apareceu envergando um uniforme militar. Esse crime está previsto no Capítulo IV, artigo 172, do Código Penal Militar e fala em "usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito". Veja detalhes aqui. A pena é detenção de até seis meses.

Hoje recebi um e-mail do meu amigo Ivan G sobre novo descontrole dos companheiros. Pelo jeito esculhambou de vez.

Ainda há leis que pegam e leis que não pegam

Há tempos eu ouvia um programa esportivo no rádio ali pelas 17 ou 18 horas, a hora do engarrafamento, segundo o radialista. E ele começava com o bordão: "você está todo engarrafado mas está bem informado".

Em alguns bancos foram eliminadas as filas... em pé. Agora você pode esperar até duas horas mas confortavelmente sentado, com uma senha na mão. Pra ficar perfeito só falta um telão sintonizado no canal da TV pública e um cafezinho ou água gelada. E onde está a lei que diz que o cliente tem que ser atendido em até 20 minutos em dias normais e 30 em dias de pagamento? Perguntem ao bispo.

A partir de hoje está valendo a nova lei dos call centers. As empresas que oferecem serviços públicos regulados por agências federais terão de se "adequar" às novas regras para os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se você quiser saber o que mudou nesse serviço, clique aqui. Um exemplo: você não pode mais ficar esperando indefinidamente ouvindo umas musiquinhas e não pode mais ser confundido naqueles terríveis labirintos de menus, tecle tal ou qual número.

Se as regras forem desrespeitadas, o consumidor deverá registrar reclamações na própria empresa, primeiramente, e, se isso não for suficiente, ele deve se dirigir a órgãos oficiais de defesa do consumidor, como Anatel e Procons.

Ou seja, tudo recai nos ombros do consumidor que, no final das contas, terá mesmo que se queixar com o bispo, além de se aborrecer enormemente correndo para resolver essas demandas. Essa nova lei, pega ou não pega?