Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Fidel, o assunto da vez

Como todos sabem, a declarada renúncia de Fidel Castro ao poder em Cuba está repercutindo em todo o planeta, como se essa declaração fosse necessária. Portanto nossos problemas corriqueiros - cartões corporativos, escândalos em ONGs, estrepolias mil dos nossos congressistas, etc -, estão de certa forma fora de foco. Ah, sim, esquecia-me do roubo (sabotagem) na Petrobrás. Mas que tonto sou, se é justamente este o escopo deste post...
Um amigo me repassou o texto que ora publico. Como não consegui localizar o veículo destino da mensagem deixo de mencionar o nome do destinatário bem como o nome do remetente.
Esqueçam o Fidel por instantes. Vamos focalizar uma de nossas últimas lambanças, o sumiço de segredos da Petrobrás.

Diz o missivista:
Também fui empregado da Petrobras e gostaria de dar minha contribuição para esta palhaçada que inventaram sobre "roubo" de informações sigilosas (???).
Para entender é preciso recapitularmos como é feito um poço de petróleo.
1 - A geologia sai pelo mundo afora fazendo sísmicas para mapear formações onde pode ter ocorrido a formação de hidrocarbonetos (óleo e gás). Após estudos estatísticos, define-se um alvo e manda-se perfurar.
2 - A exploração desloca um equipamento (sonda em terra e plataforma no mar) para a perfuração. Uma tubulação vazada com uma broca na ponta vai erudindo formações abaixo. O cascalho resultante retorna a superficie carreado por um fluido que é injetado na tubulação vazada, sai pela broca e volta a superficie transbordando nuns tanques com um sistema de peneiramento. Sempre tem alguém nas peneiras monitorando o que chega. Ao menor indicio de gás ou óleo, para-se a perfuração para testes.
3 - Os testes são de varios tipos: teste de formação (abre-se o poço de forma controlada e espera-se para ver o que sai), perfilagem, etc. A perfilagem consiste na instalação de uma unidade na sonda ou plataforma que é mantina num container. É descido no poço um sensor (geralmente radioativo) que capta os tipos de formações e se existe óleo e/ou gás nas formações, com grande precisão, estas informações são registradas num computador e mandadas a quem interessar possa.
4 - Ai chegamos aonde eu queria: essa operação, como muitas, é TERCEIRIZADA. A Halliburton sempre fez este serviço para a Petrobras. Os dados vão aparecendo na tela, o operador vendo, vendo, vendo e tudo bem. Terminado o serviço, recolhe-se tudo, faz-se o relatório e pronto. Resumindo, é uma coisa que somente Deus, o operador, a Halliburton e toda a torcida do Flamengo e do Bahia ficam sabendo. Canso de ver artigos de geólogos sobre poço tal, com presença de hidrocarbonetos nas formações tais e tais.
5 - Se a Petrobras quer mesmo manter secretas suas informações, PARE DE TERCEIRIZAR operações importantes. Resumindo: PALHAÇADA. Acredito no roubo de Laptops e no esquecimento dos gastos de uma certa dama com cartões corporativos...
6 - Aproveitando: TUPI e JUPITER não foram descobertos ontem. Tem no minimo 3 anos (somente Deus, o operador, a Halliburton e toda a torcida do Flamengo e do Bahia sabiam). Essa "bomba" só veio a publico para esquecermos do proximo apagão e para muita gente ganhar dinheiro (e muito) na bolsa. Compram-se ações, divulga-se uma noticia que vai levar a Petrobras para a OPEP, as ações disparam, vende-se na alta e fica-se mais rico...

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário