Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Duas armas virtuais letais

Haroldo Barboza

O desejo desenfreado de consumo alimentado pela mídia e a falta de oportunidades para a maioria da população levaram a sociedade a mudar seus hábitos de forma veloz e dolorosa. Talvez o fato abaixo seja um ciclo vicioso que produz seu próprio combustível.

A violência generalizada (na cidade e já chegando no campo) tem retido as crianças em casa. Na maioria das vezes, brincando sozinhas por horas a fio com seus jogos de games, cuja maioria concede pontuação máxima para quem consegue destruir construções virtuais e matar o “inimigo”. Nos intervalos assistem filmes de terror e expedições onde nas batalhas jorra sangue na tela da tv a cada 30 segundos. A gurizada chega a sujar suas vestes com ketchup para sentir-se integrante ativa de cada cena apresentada.

Se as comunidades que pagam impostos e não recebem benefícios em troca fossem suficientemente engajadas no sentido de preservar as cabeças em formação de seus herdeiros, fariam pressão adequada sobre as emissoras para mudar os horários destas películas. Se um décimo da turma que se reúne na Rua Alzira (RJ) para idolatrar a seleção de futebol tivesse ânimo para debater os problemas do bairro a cada três meses, com certeza as nossas autoridades passariam a ter outra postura.

Como também solicitariam que os produtores de games criassem jogos onde a pontuação máxima fosse concedida aos que salvassem vidas, construíssem prédios seguros, evitassem acidentes de trânsitos e tantas outras situações carentes de nosso cotidiano.

Aí sim, estes entretenimentos também passariam a ter caráter educativo. Com certeza seriam reduzidos os casos de jovens agredindo parentes para obterem recursos para consumo de drogas. Ou para comprarem armas e atirarem nos colegas da escola. Bem como brigas entre torcidas de futebol, portas de boate, trânsito.

A não ser que o objetivo seja mesmo eternizar o ambiente guerreiro que envolve o mundo para que as armas encalhadas em enormes estoques sejam negociadas em grande escala e não percam seus prazos de validade.

Nossa sociedade é um colosso! Já passamos do fundo do poço!
Referendo de sucesso será o que permitir expurgo no Congresso!
Haroldo P. Barboza - Vila Isabel / RJ - Aulas de Matemática
Autor do livro: Brinque e cresça feliz

Haroldo Barboza já publicou diversos trabalhos, que podem ser encontrados no Recanto das Letras cujo banner se encontra no blog.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário