Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

A grande obra de arte do mestre Picasso

UOL Entretenimento

A National Gallery de Londres vai abrir suas portas a Pablo Picasso com uma retrospectiva que irá romper com a prática que fixava em 1900 o limite temporal para artistas que expunham em suas salas. Na imagem, "O Artista em Frente à Sua Tela", de 1938.


Desde muito cedo travei conhecimento com algumas obras desse artista, se bem que fosse para mim um bicho de sete cabeças, ou quase isso. Pescoços longilíneos, cabeças enigmáticas tanto de humanos quanto de animais, anatomia não convencional, tudo isso fez parte do que se convencionou chamar cubismo.

Em algumas exposições pelo mundo, inclusive no Brasil, os quadros de Picasso chamaram a atenção dos profissionais de um novo segmento: os ladrões de obras de arte. Não só no caso do roubo desses quadros mas também quando roubaram quadros de Portinari e de outros artistas, as obras foram recuperadas e os ladrões quase todos foram presos. Precisa ser muito tonto quem pensa que conseguirá um outro tonto que esteja disposto a comprar um Degas, Van Gogh ou Cézanne roubados.

Meu tio me contava uma história pitoresca. Quando ladrões pés-de-chinelo roubaram algumas porcarias na casa de Pablo Picasso e este deu queixa na polícia, tudo ficou esclarecido. É que o pintor, que tinha visto os meliantes, fez uma pintura, um retrato falado dos mesmos. E a polícia, muito eficiente, botou na tranca todos os implicados: três galinhas, dois bodes, uma vaca, um bouquê de rosas e um queijo suiço.

8 comments:

2 de dezembro de 2008 às 20:33 vandehugo disse...

Em 2006, não querendo matar-te de inveja (nem sei se poderei, talvez estiveste por aqui ou conheces pessoalmente), vi uma exposição em dois museus (Sofia e Prado) aqui em Madrid, que reuniu o maior número de peças de Picasso e entre essas peças o maravilhoso Guernica. É assombroso. De tirar o fôlego. Muito mais ineteressante foi um grafite que vi debaixo de uma ponte, por onde passa a linha de trem para uma cidade vizinha (Getafe), onde trabalhei por uns tempos, que era uma cópia, nas devidas proporções e estilos do Guernica, ainda quero chegar ali para tirar uma foto dessa reprodução.

Estou de volta!

3 de dezembro de 2008 às 02:57 Anônimo disse...

Tais tipos de ladrões são os piores. São incapazes de planejar uma ação em que a primeira alternativa não seja a violência.

3 de dezembro de 2008 às 10:41 Anônimo disse...

O traço de Picasso era impressionante.Tem um filme dele, traçando um miúra em um vidro enquanto a câmara filma do outro lado, que emociona às lágrimas.

4 de dezembro de 2008 às 10:25 Ricardo Rayol disse...

isso que é retrato falado risos

5 de dezembro de 2008 às 11:36 Anônimo disse...

não sei se o objetivo da postagem - se é que postar tem outro objetivo, senão o prazer de quem escreve oferecido ao prazer de quem lê - voltando ao início, não sei se o objetivo era este mas foi assim que li ... obra de arte não precisa entender, como o espectador acha que o artista gostaria que ela fosse entendida. ninguém sabe como ele gostaria. muitas vezes, o artista nem pensava em nada, apenas pintava ou, como pode acontecer conosco, apenas escrevia. bj.

26 de março de 2010 às 20:03 Anônimo disse...

ñ entendi absolutamente nada

26 de março de 2010 às 20:06 O PAI DE TODOS AÍ DE CIMA disse...

muitoo bom, soh q não era o q eu queria!!!Seguidores no Blogger acima... bj gente... fui

26 de março de 2010 às 20:09 adroaldo disse...

era exatamente o q eu ñ queria encontrar.. ops... era exatamente o q eu procurava... valeu gente... ateh a próxima...bjs pros sei lah eu... preciso encontrar mais coisas começando por este site

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário