Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

História velha: a raposa e o galinheiro

Recebi por e-mail, no último dia 14, por intermédio de um forum de funcionários aposentados da Petrobrás, o seguinte informe, tendo por assunto - A raposa tomando conta do galinheiro:
A organização, administração, manutenção e disponibilização dos dados técnicos gerados pelas atividades de Exploração e Produção de Petróleo no Brasil, são atribuições legais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP.
Para atender a estas atribuições, a ANP criou o Banco de Dados de Exploração e Produção - BDEP, inaugurado em 29 de maio de 2000.
O Banco de Dados de Exploração e Produção - BDEP armazena e disponibiliza dados de sísmica, poços e de métodos potenciais (gravimetria e magnetometria), gerados pelas atividades de exploração e produção de petróleo nas bacias sedimentares brasileiras.


Comentário do missivista: Nesse órgao, que fica na Praia Vermelha, estão todas as informações acerca de todas as prospecções sobre petróleo no Brasil. Quando foi quebrado o monopólio a PETROBRAS passou para lá todas as informações (sísmicas) que tinha. Todas as empresas são obrigadas a passar para lá tudo que desenvolvem. Em 2005, quando fazia o MBA fizemos uma visita a esse órgão.
O CPD, com todas as informações, era gerenciado/operado/mantido etc pela... Halliburton.


Lido no Jornal do Brasil: Desde a descoberta de uma reserva gigante na camada pré-sal no campo de Tupi, na bacia de Santos, a Petrobras tem sido alvo de uma prática muito comum no mundo do petróleo, mas até então pouco usada no Brasil: a espionagem industrial.
O roubo de dados estratégicos da estatal brasileira que estavam sob responsabilidade da empresa norte-americana Halliburton, com informações sobre a bacia de Santos, não foi o primeiro, segundo o diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) e ex-engenheiro da área de Exploração e Produção da estatal, Fernando Siqueira.

Comentário de um membro de um forum de política do Orkut:
Mais uma incrível façanha do desgoverno petista: confiou dados secretos da Petrobrás para serem transportados por, advinhem quem??? Pela Halliburton, a famigerada empresa americana do setor petrolífero que possui vínculos indestrutíveis com o vampiro Dick Cheney (atual vice-presidente dos EUA). A Halliburton, quem acompanha o noticiário internacional bem o sabe, é empresa atolada em escândalos. Pior: considera-se (não sem razão) que o senhor Cheney é o presidente "de facto" dos EUA, e que Bush é só um marionete.
E agora... os dados que a Halliburton transportava SUMIRAM.


Para arrematar esse elenco de más notícias (na realidade são variações sobre o mesmo tema) vem o Lula, aquele que nunca sabe de nada, e diz "estar convencido de que" se trata de sabotagem. Coisa muito vaga. Quem é o autor da sabotagem? O que ele quis dizer com isso? Nada. Mas pelo menos ele aparece na mídia.
Mas como dizia aquele personagem dos desenhos antigos de TV, “Oh céus, oh vida, oh azar, não vai dar certo!"... Por que não me ocupo de comentar as nulidades do BBB?

Lá vou eu agora me ocupar das novas denúncias envolvendo ONGs ligadas ao PT e ao PDT. Lupi liberou R$ 14,8 milhões para o DataBrasil mesmo sabendo que havia um parecer contrário da Consultoria Jurídica do seu próprio ministério.
E ele mesmo dizia que o PDT é um partido limpo.

Links:

6 comments:

17 de fevereiro de 2008 às 14:15 Anônimo disse...

Dá mesmo essa impressão de que deveríamos estar comentando coisas do tipo BBB. Mas, essa sensação é justamente por conta de vivermos num país onde o povo acha melhor se emburrecer. Talvez (quem sabe) porque deva doer menos na consciência pela lembrança de um voto errado que se tenha dado aos "do poder".

17 de fevereiro de 2008 às 19:40 Ricardo Rayol disse...

e o pior que não sabemos da missa a metade, fico imaginando quantos esquemas e negociatas rolam por aí.

17 de fevereiro de 2008 às 21:27 Mara* disse...

então...tô aqui, assuntando, bizolhando, revirando, comendo pelas beiradas, mordendo a língua, só de olho grande nesta novidade nos links amigos....a gente posta lá e já dá sinal de vida aqui? eu quero...se vira em dois e manda via sedex, pombo correio, por sinal de fumaça...mas eu quero! ninguém mandou inventar originalidades...

17 de fevereiro de 2008 às 21:57 regina claudia brandão disse...

também quero ... isso é tudo!!! pode passar a receita ... baranov ficou com urticária ...

18 de fevereiro de 2008 às 06:25 Nothingandall disse...

Pois é. No fundo o assunto tem a ver com as delimitações do poder do Estado e com a crescente gestão privada de serviços públicos, por suposta ineficiencia dos poderes publicos. A verdade é que há seviços que têm mesmo de ser publicos, seja porque é necessário garantir a equidade, o acesso das populações mais desfavorecidas a esses serviços, seja a segurança física, seja a segurança das informações e o segredo (como é aqui o caso...). Uma boa semana

18 de fevereiro de 2008 às 17:06 Belcrivelli disse...

Que absurdo! Não sabia dessa história! Foi como dar o queijo para o rato cuidar e agora reclamar que ele comeu. Tadinho do Lula, sempre tão ingênuo...

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário