Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Os 10 Mandamentos

Os Dez Mandamentos não visam somente melhorar o comportamento individual, mas produzir um povo livre e fraterno. Os Dez Mandamentos são a Constituição do Povo de Deus, em vista de uma sociedade justa e igualitária.
Cada mandamento quer combater uma das causas que fazia o povo sofrer na opressão do Egito, e quer mostrar o que o povo deve fazer para manter-se verdadeiramente livre.

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

O presidente do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, ambos presentes à reunião do diretório nacional do PT em Brasília, defenderam neste sábado 9 a instituição de um código de ética para os integrantes do partido.
"Temos um prazo de seis meses para fazer isso. Queremos abreviar este prazo e regular tudo em 90 dias. Vale para filiados do partido em qualquer situação", explicou ele a jornalistas.

Se é para limpar a barra do partido e pautar a conduta dos filiados, basta seguir os 10 Mandamentos. São o código de ética definitivo. Mesmo porque um código feito pelos homens estará propenso a acomodar as famosas "brechas da lei"...

4 comments:

9 de fevereiro de 2008 às 23:09 mara* disse...

impossível cumprí-las na íntegra e até ELE sabia disto, visto que no mesmo lugar, Monte Sinai, em que entregou os dez mandamentos, também institui o tabernáculo onde ixistia um local específico para expiação dos pecados.

9 de fevereiro de 2008 às 23:29 Ricardo Rayol disse...

se eles seguissem apenas o 7º e o 8º já estava de bom tamanho

10 de fevereiro de 2008 às 10:29 vandehugo disse...

Só um probleminha meu amigo Lailo, esses aí postados também foram criados por homens, numa espécie de paráfrase à verdadeira, postada por Deus em um blog de pedras. Estão em êxodo 20 e são:

[1]Não terás outros deuses diante de mim.

[2]Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

[3]Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

[4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

[5]Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

[6]Não matarás.

[7]Não adulterarás.

[8]Não furtarás.

[9]Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.

[10]Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Apesar de parecidos, não são iguais.

10 de fevereiro de 2008 às 12:51 Luiz Lailo disse...

Vandehugo,
Eu usei o que está no post por uma questão de concisão, mesmo porque meu alvo eram os pseudo contritos.
Há a observar que na sua relação, que eu já havia visto na internet, o sábado é o dia do descanso (No sétimo dia Deus descansou), muito embora os católicos rezem no domingo. Os evangélicos dizem: o domingo não te pertence, o domingo é do Senhor. Os Adventistas do Sétimo Dia no sábado comem pão dormido porque não é permitido mexer com dinheiro. Sequer sacar no cartão corporativo.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário