Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Terceirizando o compromisso

Estive observando, ali nos Artigos Publicados, que em janeiro cometi apenas 11 posts e em fevereiro apenas 10. Durante todo o ano de 2008 foram 313 posts, ou seja, 26 por mês; minha produção caiu drásticamente, com a agravante de ter agora 5 blogs. No próximo dia 28 de março o blog completará dois anos.

Fiz meu primeiro blog no UOL. Não gostei. Depois estive no Tripod. Eles - não sei se eu configurava corretamente -, me bagunçavam toda a acentuação. Vieram então, no Blogger, o Seu Lalo, de novembro de 2005 a novembro de 2006 e o Represália, de fevereiro de 2006 a fevereiro de 2007.

Não gosto de me desculpar pela minha baixa frequência de postagens, mas contarei duas pequenas histórias.

Um colega de escritório me contava que um fulano, costumeiramente, lhe pedia uma quantia irrisória por empréstimo, digamos, 10 reais. E tanto se repetiam essas solicitações que ele estabeleceu um modus faciendi:
- Olha, quando você for me pagar, coloca lá na gaveta. Eu nem vou pegar. Se você precisar novamente, o dinheiro estará lá.

E ele passou a observar que o dinheiro às vezes não estava na gaveta, outras vezes, quando o amigo "pagava", aparecia. E esse processo se repetiu por algum tempo até que ele pegou o dinheiro e o amigo ficou encabulado de lhe pedir diretamente. A gaveta terceirizava.

A outra história me parece mais uma piada, mas como o relator, apesar de ter gargalhado muito ao final, ma contou numa postura de completa seriedade, aqui vai:

A pegou uma certa importância por empréstimo com B com a promessa de pagamento num certo prazo. Findo o prazo, e como ele ainda não tivesse o dinheiro, pegou a mesma importância com C com o mesmo compromisso de pagar ao final de um tempo. Pagou a B. E quando chegou o dia de pagar a C? Ora, ele pegou o dinheiro novamente com B. E, como vocês podem imaginar, para pagar a B recorreu novamente a C.

Certo dia A chamou B e C e abriu seu coração:
- É o seguinte, eu tenho feito empréstimos com um de vocês para pagar o outro, depois empresto do outro para pagar a um, isso num determinado prazo. Vocês, que são meus amigos, me tirem dessa jogada. Fiquem se pagando esse valor de tempos em tempos até eu poder acertar tudo.

A isso se chama terceirização de compromisso. Eu sei que muitos amigos vêm aqui mesmo quando não há post novo, porque eles não usam agregador. Eu, até mesmo quando o agregador não dá sinal de vida do amigo, às vezes passo lá para confirmar. Sabe-se lá?, já tive problemas com o agregador. Pior quando recebo a mensagem: "Blog Removido". Então tive uma idéia: farei uma lista de posts que eu considerar que "vale a pena ler de novo". Tenho posts interessantes que eu lamento que as pessoas nunca tenham visto.

Está fechado então, quando eu estiver sem inspiração, tempo ou saco, vocês livram a minha cara e vão lá no "Vale a pena ler de novo". Salvo os palpites sobre política, tudo o mais é atual.

4 comments:

28 de fevereiro de 2009 às 19:52 Carlos Emerson Junior disse...

Boa idéia, Luiz. Acaba que fica muita coisa boa meio que esquecida no blog.
Um abração e bom domingo

28 de fevereiro de 2009 às 20:59 Anônimo disse...

Essa coisa toda lembra um pouco a ideia de "pegar" um adiantamento, coisa que já foi conhecida como "um vale". Seria uma autorização informal para passar na tesouraria, mas fora da data do pagamento de salário. E, já que “leitura” é uma coisa boa (dimazdakonta), eu chamaria essa terceirização de um Vale-Leitura (ler "de novo" ou "primeira vez").
..............
Vamos lá, buscar na gaveta!

1 de março de 2009 às 18:18 Anônimo disse...

É verdade Lailo. As vezes eu faço esta busca no blog e leio. Uso o feed do IE, e sou dependente do meu PC, além disso, só acesso os blogs nele. Fora do meu PC só visito os blogs e aqueles que deixou algum comentário.

Você empresta diheiro aos amigos? he he he he

1 de março de 2009 às 23:13 Alexandre disse...

Leio tantos blogs que acabo esquecendo de postar .
Boa idéia !

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário