Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Feito nas coxas (???)

A igreja mais popular da cidade, São Francisco de Assis


Por certo você já ouviu a expressão feito nas coxas como sinônimo de algo mal feito, feito às pressas, afora a conotação sexual. Vamos conhecer a origem do têrmo e onde teria se originado?

Numa excursão feita a São João del Rey, na primeira parada, já dentro da cidade, subiu ao ônibus um descontraído rapaz que se apresentou como guia oferecendo seus serviços, o que foi prontamente aceito pelos ocupantes do veículo.

Começamos pela Igreja de São Francisco de Assis. O guia falou de cada imagem, de cada pintura, de cada detalhe da igreja numa exposição muito demorada demonstrando todo seu conhecimento da cultura mineira, particularmente de São João del Rey. Fomos aos fundos da igreja, um cemitério onde está enterrado Tancredo Neves. Segundo o guia, neste cemitério são enterradas as pessoas de posses; Os pobres vão para o cemitério lá do morro.

Seguiu-se um passeio pela parte antiga da cidade, onde as telhas eram todas em forma de calha, feitas de barro. Apreciamos cada detalhe arquitetônico, conforme nos era explicado pelo guia. Veio então a parte do jabá, a comissão extra do guia, creio. Uma visita a um dos artesanatos de estanho. Os “turistas” não resistiram à beleza das obras e compraram muitas peças – pratos, xícaras, bules, bandejas, todas de estanho, com aquela elegante aparência de prata.

À saída da cidade o guia se despediu, muito simpático, bem remunerado, pois havia agradado em cheio a todos nós, inclusive esclarecendo sobre a fabricação das telhas em forma de calha. Elas tinham sido feitas de barro e a fôrma tinha sido simplesmente a coxa dos escravos. Como cada um tinha a coxa maior ou menor as telhas não davam um bom encaixe. A explicação para esse defeito é que as telhas tinham sido feitas nas coxas. As moças do ônibus riram muito dessa explicação, porque até ali, para elas, feito nas coxas, era outra técnica.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário