Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

O Custo de cada medalha brasileira

O site Contas Abertas diz que "Pode ter faltado competência, equilíbrio emocional e sorte, mas verba não faltou. O último ciclo olímpico (2005-2008), que culminou com a Olimpíada de Pequim, foi o que mobilizou maiores recursos federais em favor do esporte brasileiro, a título de preparação para a maior competição do esporte mundial. As estatísticas apontam que mais de R$ 650 milhões foram gastos em prol do esporte olímpico (veja tabela). O dinheiro é contabilizado por meio dos recursos das loterias, das empresas estatais, do fundo de incentivo fiscal e do Ministério do Esporte, com o Programa Brasil no Esporte de Alto Rendimento, o Brasil Campeão, que inclui o bolsa-atleta. Com isso, cada uma das 13 medalhas conquistados pelo País na China (excluindo as duas do futebol, que não recebe dinheiro público) custou cerca de R$ 50,4 milhões aos cofres públicos".

Já há um afoito deputado, Miro Teixeira (PDT-RJ) querendo investir na CPI das Olimpíadas de Pequim. Qualquer lavadeira, flanelinha, catador de papel, quitandeiro, não querendo desfazer dessas honradas profissões, sabe que CPI, neste país, é motivo apenas para pizza. Vamos aguardar, pelo menos, 2016. Se o Brasil for mesmo o escolhido, o que espero que não aconteça - primeiro as Olimpíadas da Educação -, então teremos uma completa farra do boi, assunto para uma grande CPI, tamanho pizza gigante.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário