Há algum tempo procurei as anotações dos lances de uma partida de damas que joguei no dia 20 de julho de 1979, após o expediente, na Petrobrás. Foi um treino, um aquecimento para mais uma rodada do torneio interno da empresa naquele ano. Consegui achar o papel, guardado em uma caixa de papelão, já atacado pelas traças, e que eu tinha separado da minha coleção de partidas. Tive uma colega de trabalho, mais tarde minha chefe, que se "auto-elogiava" dizendo de um seu plano de trabalho: "- Veja quão esperta é a mente humana!"
Realmente na área de informática, como no futebol moderno, não existe nenhum bôbo. Já não posso dizer o mesmo no mundo do jôgo de damas. Lá existem os patinhos, os neófitos do esporte. Não que o meu oponente naquele treino fosse algum iniciante - ele jogou a partida, como manda o livro, mas a minha mente "humana" estava mais que esperta naquela noite. Vamos aos lances, depois comento.
Jogo treino Lôbo X Lailo
1. c3-d4 d6-c5 2. b2-c3 c7-d6 3. c3-b4 b6-a5 4. d4xb6 a5xc7 5. a1-b2 f6-g5 6. b2-c3 g7-f6 7. b4-c5 d6Xb4 8. a3xc5 h8-g7 9. c3-d4 g5-h4 10. g3-f4 f6-g5 11. c1-b2
Sempre se deve pensar mais de uma vez ao resolver avançar as peças em c1 e em g1. São os últimos bastiões da defesa.
11. ... g7-f6 12. b2-a3 c7-d6
Este lance força o princípio do fim.
13. a3-b4
Temos no momento a seguinte posição no tabuleiro:
Brancas - b4, c5, d2, d4, e1, e3, f2, f4, g1, h2
Pretas - a7, b8, d6, d8, e7, f6, f8, g5, h4, h6
Esta posição é um problema clássico do jogo de damas - as brancas jogam e ganham. Aqui a vez de jogar é das pretas. Elas sacrificam quatro peças, permitem que o adversário promova uma dama nati-morta. E após mais uma escaramuça coroam sua própria dama, em posição vantajosa e ganham o jogo. Ou seja, ganhariam, mas não vou enganar ninguém; a emoção dos lances me deu um excesso de confiança e afrouxei a tensão da linha. O "pixote" (peixote) escapou. Me desculpe, Lôbo, perco o amigo mas não perco a piada. Pixote no jogo de damas é o jogador fraco, peixinho pequeno. Quem sabe jogar damas verá que o Lôbo jogou muito bem, ele não é fraco. Só que eu tive uma rara inspiração e consegui ver cinco lances a frente.
Segue o jogo: 13. ... f6-e5
Segure a emoção.
14. d4xf6 f8-g7 15. f6xh8D e7-f6 16. h8xc7 d8xd4 17. e3xc5 g5xc1D 18. c5-d6 c1-a3 19. d6-c7 b8xd6 20. f2-e3 a3xf2 21. e1xg3 h4xf2 22. g1xe3 d6-e5 ???? 23. e3-f4 e5xg3 24. h2-f4 empate! O certo seria jogar 22. ... a7-b6, com vitória.
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Pouco tempo depois parei de jogar damas e fiquei fora de forma. Acho que atualmente perco até para uma criança de dez anos. Mas não se metam comigo. Só tenho medo de uma criança de dez anos.
4 comments:
Olá concerteza o Sr. ficou alvoroçado com sua vantagem, e certamente ainda pensava na boa combinação feita pelo senhor à lances atrás, concerteza se não fosse um jogo para 'esquentar' e o senhor ja estivesse jogando à 'valer' no campeonato da empresa isso não ocorreria, pois ia pensar duas vezes antes de tocar qualquer peça. de toda forma a lição foi boa rsrsrs, abraço, gostaria muito de umas partidas com o senhor(deoliveira_d@hotmail.com)
Eu sou péssima nesse jogo... Perdia sempre. Só não perco mais porque parei de jogar há anos.
caramba...vc é ninja eu sou boa mais nem tanto!!!
Sou adepto do estilo Bakumenko e poderia até pensar que o sr. também. Se fosse ousado diria que sua partida nada mais é do que uma miniatura que se encontra no livro daquele GM.
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