Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Patrulhas, caretas e inspirações sinceras

Atribui-se a Vicente Mateus, ex-dirigente do Coríntians, entre outras dezenas de frases, a seguinte: "Quem está na chuva é para se queimar". Muito certo. Há muita gente que se expõe à chuva de opiniões e sai queimada. A atriz Marília Pêra fez declarações a favor de Collor de Mello e depois reclamou do patrulhamento. Igualmente a excelente cantora Simone que, na posse de Collor, foi escalada para cantar o Hino Nacional. Não dou um centavo por um disco dela. Sou um terrível patrulheiro. E o Dominguinhos? Fez músicas e apresentações nas duas eleições do Fernando Henrique Cardoso. Será que seu talento não dispensaria vôo tão rasteiro? À propósito, onde anda Dominguinhos? E onde anda Simone?
Apesar de receber a pecha de alienado, o "rei" Roberto Carlos não se mete nessas furadas. Aliás, rei de quê? O rei da voz era Francisco Alves. Roberto Carlos foi um rei imposto pelo Chacrinha. Em matéria de música eu o considero um chato de galochas - se bem que já cantou até com o Pavarotti -, além de ser um pequeno pecador no quesito plágio. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou que a música "O Careta", lançada por Roberto Carlos em 1987 pela gravadora CBS é plágio da canção intitulada "Loucuras de Amor", de autoria do compositor Sebastião Braga.
Roberto Carlos deu o trôco. Sebastião Braga falou demais. Disse que Roberto Carlos era o rei do plágio; foi processado pelo "rei" mas saiu no lucro. Foi condenado a pagar uma merreca em vista do que recebeu pelo plágio real.
Mas nem tudo pode ser imputado ao "rei". Uma sua criação famosa é "Emocões", da autoria de Erasmo Carlos. E eu estava ouvindo a música "I wanna be around", com Tony Bennett. Nem tudo é plágio. Às vezes há uma pequena "inspiração". Procure cantar a letra de "Emoções" em cima da melodia de "I wanna be around". São bem parecidas. Eu acho que foi apenas uma inspiração. E o que é uma inspiração? Pode ser uma admiração por uma idéia musical ou pode ser apenas uma racionalização, uma resposta esfarrapada que se dá ao curioso. Meu amigo Dilvar Passos Pimentel, grande violonista, tinha suas composições. Uma que eu admirava era o "Sobe e desce" que ele compôs quando trabalhava numa agência do antigo Banespa em São Paulo. No elevador, ouvindo as perguntas dos usuários, - "Sobe?", - "Desce?", ele se inspirou para compor essa bela obra. Mas certo dia apresentou uma outra peça ao famoso maestro da Rede Globo, Lincoln Olivetti, que eu conheci bem pequeno, desde que fundou uma pequena banda. Dilvar era amigo do pai do maestro.
Me disseram que esse maestro possuía ouvido absoluto, isto é, sabia qual era a nota tocada apenas ouvindo-a. E em que isso ajuda a um músico? Afinal de contas, Beethoven era surdo.
E o Lincoln Olivetti lhe perguntou: - Que bonita música! Em que você se inspirou?
E o Dilvar: - Me inspirei no Norte!
- Legal, que bacana, respondeu o maestro.
Quando o Dilvar me contou essa passagem ele arrematou: - Me inspirei no Norte porra nenhuma!
Há músicos que se inspiram nos sentimentos emanados pela mulher amada, outros na arrebatação que os possui apenas admirando uma bela mulher, e outros há que se inspiram até na condição da miséria humana. Há inspiração para todas as "Emoções". Em seguida a letra. Mais abaixo a melodia de "I wanna be around". (Duplo clique no <play>).

Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções sentindo

São tantas já vividas
São momentos que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Amigos eu ganhei
Saudades eu senti partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar sorrindo

Sei tudo que o amor é capaz de me dar
Eu sei já sofri, mas não deixo de amar
Se chorei ou se sorri
O importante é que emoções eu vivi.

São tantas já vividas
São momentos que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo

Em paz com a vida e o que ela me traz
Na fé que me faz otimista demais
Se chorei ou se sorri
O importante é que emoções eu vivi.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário