Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Família de artistas

Comenta o amigo Jorge Sobesta, blogueiro cujo texto conheci de forma inusitada e que acompanho desde então, "Família de artistas, hein"?
É isso, Jorge. No interior, quem não é da lavoura, é artista. Meu pai era marceneiro, seu irmão fabricava sapatos - trouxe a profissão para o Rio. Um tio, irmão da minha mãe, era alfaiate. Seu cunhado era ourives, Minha avó por parte de mãe fabricava chinelos, bons chinelos, e os vendia na feira.
Pedreiros havia às dezenas; pelo menos quatro ou cinco vieram contribuir para construir o Rio de Janeiro. Um deles, por ironia do destino, se chamava Valdemar. Pura coincidência. Não foi para ele que o legendário cantor Blecaute fez a música: "Você conhece o pedreiro Waldemar? Não conhece? Mas eu vou lhe apresentar, de madrugada toma o trem da Circular, faz tanta casa e não tem casa pra morar"...
É uma ironia, mas quem constroi tantas casas geralmente não consegue ter a sua.

O artista é fruto de um "caldo de cultura". O que é isto? Pode ser um pequeno amigo que desenha junto com você, pode ser um vizinho que cultiva a arte da música, de tocar um instrumento e que você passa a admirar, pode ser um amigo do colégio que já desenvolveu a arte do canto e que o incentiva a seguí-lo.
O sucesso do artista depende de uma chama. Já tentei duas ou mais vezes viver da arte. Felizmente fracassei. Porque o artista deve ter propensão para o sofrimento. Aí ele faz versos homéricos, produz pinturas psicodélicas e o mundo se rende a seus pés. Ainda bem que não precisei da minha pobre arte pois sou um mortal comum. Me poupem.

2 comments:

4 de dezembro de 2007 16:52 requeri disse...

lu, adoro seu blog. quanto à tv digital, vim comentar aqui, pois, lá tava lotado ... rsrs ... não vejo tv faz 4 anos. já imaginou a programação ainda mais nítida??? com uma imagem de cinema??? vc tem razão. agora me diz uma coisa: tudo financiado, facilinho de pagar, as tvs abundando por aí ... a programação vai ser pior ainda. fala sério.

meu email, com o maior prazer:

reginaresp@terra.com.br

tricotar??? ... rsrs ...

4 de dezembro de 2007 17:56 Mara* disse...

ah!!!! os e-mails que mando pra você estão voltando...e mando para o endereço corrigido.

beijão

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário