Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Mazzaropi, um gênio do seu tempo

Minha memória me traiu. Achei que Mazzaropi fazia parte do elenco de "O comprador de fazendas". Mas esse filme foi estrelado por Procópio Ferreira, Henriette Morineau e Hélio Souto. Foi um tremendo sucesso, tanto de crítica quanto de público. O filme é baseado em um conto do livro “Urupês” de Monteiro Lobato e tudo que é Lobato está fadado ao sucesso.
Meu pai adorava o Mazzaropi. Por causa do filme "Nadando em dinheiro". Mazzaropi é Isidoro, um pobre motorista que herda uma fortuna e tem a vida mudada da noite para o dia. Sua mulher vira uma senhora da sociedade, seu cachorro ganha uma casa enorme e até seu antigo caminhão ganha uma equipe de mecânicos. Mas será que ele vai conseguir esquecer suas origens humildes e largar de vez seu jeitão simples? Agora ele vai ter de se adaptar à nova vida de grã-fino, cheia do "bão e do melhor", cheia de dinheiro e cheia de trapalhadas!
Meu pai também era motorista, tinha um caminhão bem melhor que o do Mazzaropi e gostava de comentar a seguinte cena do filme: o freguês chegava e, dada a precariedade do veículo do jeca, queria pular a fila e pegar um caminhão mais bem conservado. Dizia o Mazzaropi:
- Não senhor, tem que ir comigo. Aonde aquele vai, esse vai. E aonde esse vai, aquele não vai!
E meu pai ria às gargalhadas.
É tão bom lembrar do meu pai, uma pessoa boa, até certo ponto ingênua e que acreditava nas pessoas, na humanidade. Eu também acredito nas pessoas. Tenho um algorítmo para me guiar nesses julgamentos. Mas se ou quando ele falhar, estou ferrado. Fica para outro post.
Noutra cena do filme, Mazzaropi está na rua, à noite, com os amigos humildes como ele, saboreando gostosíssimas mangas. Tinha abandonado a festa em sua casa onde os granfinos se divertiam e comentava:
- Aqueles desgraçados estão lá tomando... cerveja preta!

Escrevi esse post porque li que Mazzaropi era homosexual. Também uma amiga enfatizou num post meu a opção sexual do genial cineasta.
Eu penso que o artista não tem sexo, assim como os anjos. Convém não extrapolar. Como diz o governo: solte a franga com moderação!

8 comments:

20 de janeiro de 2008 às 16:45 Mara* disse...

orientação e não opção...você optou por ser heterosexual?...ou você nasceu hetero e apenas optou em ser vascaino, beijaflorence...

beijão

20 de janeiro de 2008 às 16:50 Mara* disse...

gostei deste script de comentário como widget...

20 de janeiro de 2008 às 17:20 Luiz Lailo disse...

Você sabe, escrevi orientação e pensei em você. Aí "consertei" para opção.
Eu não optei, sou vascaíno desde criancinha.
Quanto à Beija-Flor, quase que o post engole a Carmen Monarcha. Até esteve na frente um dia, mas a menina é maravilhosa. Não sou fanático por carnaval mas se a Beija-Flor ganha não posso deixar de ficar contente. A quadra da Escola fica a 600 metros da minha casa.

Vou mandar o script de comentário para você por e-mail. O nome do post está saindo truncado. Vamos ver se dá para corrigir.
E fala baixo que a Requeri vai querer também, hehehe.

20 de janeiro de 2008 às 17:44 Ricardo Rayol disse...

Eu gostava do Mazaropi. Como gostava do Zacarias. Eles nunca se meteram em rolos então como dizem por aí, cada um sabe onde dói o fiofó.

20 de janeiro de 2008 às 20:05 Mara* disse...

eu já peguei o script, já fiz experiências e não gostei...não gosto do meio de campo congestionado...gosto de tudo enxuto...ah! quando mencionei o mazza, referi-me a um global em início de carreira...tarcísio meira.

21 de janeiro de 2008 às 00:44 Newdelia disse...

Oiêee!
Sempre adorei cinema e música. Assisti vários filmes desse grande gênio, em casa, em primeira mão, já que meu pai tinha cinema na época. são filmes ótimos. Pena que nossos jovens mal saibam quem foi Mazzaropi.
Abraços grandes.

21 de janeiro de 2008 às 02:54 Anônimo disse...

D.N.A!!!!

8 de julho de 2008 às 14:27 Anônimo disse...

que pena mazzaropi nao te se casado e deixado filhos e netos.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário