Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Anatomia do pulo do gato

Maria Deusa de Sá e seus filhos, que aguardam a inclusão no Bolsa Família em cidade do Piauí 

Os seguidores do presidente Lula podem continuar a bater palmas para o seu guia espiritual e moral. Resta saber se os beneficiários do Bolsa Familia aprovaram esse governo. O que vocês acham?

Vamos a uma reportagem da Folha de São Paulo, de hoje, com o título Bolsa Família sustenta novo voto de cabresto no Nordeste. 

Principal programa social do país, o Bolsa Família tem sido utilizado nesta campanha municipal como uma nova modalidade de cabresto eleitoral. A informação é de reportagem de Eduardo Scolese publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). 

Candidatos a prefeito e a vereador usam o programa federal de transferência de renda tanto para agradar o eleitor, oferecendo a ele um cartão de beneficiário em troca do voto, como para ameaçá-lo caso vote em algum candidato da oposição. 

Nas últimas três semanas, a Folha encontrou casos de uso eleitoral do programa no interior de Ceará e Piauí e ouviu denúncias informais em Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Promotores dizem que o principal obstáculo à fiscalização é o medo dos eleitores de serem perseguidos após a denúncia. 

As eleições deste ano são, na prática, a primeira grande experiência municipal do uso do Bolsa Família para arregimentar votos. Neste ano, o governo reajustou em 8% o valor do benefício, anunciou um programa de qualificação de profissionais específico aos beneficiários e estendeu o benefício a jovens de 16 e 17 anos - iniciativas tidas como eleitoreiras pela oposição.

3 comments:

24 de setembro de 2008 às 18:29 Anônimo disse...

É a versão federal do que as milícias e o tráfico fazem nos morros cariocas.... é claro que estou exagerando, mas currais eleitorais sempre existiram e nada me faz crer que algum dia isso vá mudar.
Infelizmente.

24 de setembro de 2008 às 20:28 Unknown disse...

É impressionante como o povo é besta, se contenta com migalhas.
Por isto que estamos nesta draga.
Abraços

25 de setembro de 2008 às 15:03 Anônimo disse...

Só para testemunhar que o texto é verdadeiro. Moramos em Irecê, e situação é bem assim como descrito.
Aqui, as ameaças partem da prefeitura, atravez de seus agentes de saúde que ao visitarem as pessoas, afirmam que se o candidato do PT perder, eles também perderão o bolsa familia, e outros beneficios.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário