Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Choque anafilático


Haroldo Barboza obteve o 1o lugar no desafio de prosa de julho de 2008 do Amantes das Leituras, tendo seu texto publicado no início de setembro. Fez publicar seu trabalho também no Recanto das Letras na categoria Contos / Insólitos. Ao mesmo tempo o texto é oferecido aos leitores do Lugar_RSI. Este é o oitavo trabalho do Haroldo publicado no blog. Divirtam-se!


Raquel entrou no quarto onde seu marido Jorge repousava após a cirurgia de fígado, quando uma camada de 4% foi removida antes que uma área maior do órgão fosse tomada por uma infecção cancerosa. O médico Rafael aproximou-se e disse-lhe:

- A cirurgia foi um sucesso! Retiramos a parte afetada e costuramos os pontos em menos de quatro horas! Para quem consumia oito doses de conhaque por dia nos últimos nove anos, até que seu marido respondeu bem à operação. Acredito que em cinco dias ele já estará em casa para repousar ao lado da família e voltar às atividades cotidianas.

Raquel respondeu:

- Todos nós reconhecemos seu esforço nesta delicada intervenção. Fizemos dezenas de orações para que tudo desse certo. Certamente recomendarei seu nome a todas as amigas que conheço no escritório e na escola de meus filhos. 

Neste instante entrou no quarto a enfermeira para efetuar a troca do saquinho de soro que descia pelo tubo de plástico até o pulso esquerdo do paciente. Para espanto de Raquel, ela deu um corte no alto do recipiente de plástico e derramou parte de seu conteúdo na pia do banheiro. Destampou uma garrafa que inundou o ambiente com o odor de álcool e verteu quase 200 ml para o interior do recipiente e o selou com fita adesiva. Quando se preparava para conectá-lo ao braço do marido, Raquel interpelou:

- O que é isto? Tem cheiro de aguardente!

Prontamente o médico respondeu:

- Exatamente! O grau de viciamento de seu marido era tão alto, que descobrimos que ele não pôde absorver soro de imediato, pelo risco de um choque anafilático. Logo mais à noite a proporção será de 50% de soro + 50% de caninha. Amanhã passaremos o soro para 75% e no terceiro dia então ele passará a receber apenas soro, sem mistura. 

- Só falta o senhor me dizer que ele foi anestesiado com um litro de “manguaça”.

- Não senhora. Bem que tentamos. Mas não funcionou. Ele só “apagou” depois de ingerir oito canecas de uísque! Ao sair, por favor, passe lá na Secretaria do hospital. Houve um acréscimo nos custos, pois a bebida era escocesa. A nacional não fez efeito!

5 comments:

17 de setembro de 2008 às 05:58 Anônimo disse...

O mais impressionante é que não se apelou para a "santa clara" (a bebidinha transparente mais barata e eficaz por aqui), fazedora de milagres e que talvez não tivesse efeitos colaterais no bolso! Aí, sim, é um choque...!
........
........
Fonte: OMS - Orações Mundiais pela Saúde (de Frei Náum Mêfiin)

17 de setembro de 2008 às 11:53 Anônimo disse...

Fantásticamente, existem razões para crermos que possa existir isso. Eu não divido que alguém passe por grau de viciamento nessa proporção...

17 de setembro de 2008 às 13:13 Anônimo disse...

Olá

Ví que vc visitou meu blog... espero que tenha gostado.

O seu é muito bom mesmo, e é uma honra ter vc por lá. Voltarei mais vezes para acompanhar melhor seus textos.

beijos

17 de setembro de 2008 às 23:37 Anônimo disse...

Ele tinha muito sangue na corrente alcoolica!

17 de setembro de 2008 às 23:44 Belcrivelli disse...

Isso é que é conto insólito!

Já ouvi algo semelhante no hospital:

- Seu marido está em coma devido a alta taxa de glicemia em seu sangue.
- E o que isso significa?
- Ele tem pouco sangue circulando no açúcar dele.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário