Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

A Flor Papagaio da Tailândia

Abro as mensagens do dia e encontro mais uma valiosa colaboração do Ivan Pereira. Ele quer algum comentário dos seus amigos, que possa enriquecer o assunto. Me bateu na hora - "Depois do Photoshop tudo é possível!"
Mas ele concluiu dizendo ser essa flor uma criação divina. Realmente, aprendemos desde tenra idade que Deus criou todas as coisas. Então vamos saber mais, vamos mergulhar fundo.

Verifiquei que mensagens e fotos sobre o assunto já foram publicadas exaustivamente em diversos blogs no início do ano. Porém quero saber mais, ir às origens, adentrar a toca do leão, e acho o site Exotic Rainforest, que explica:
 "Quer dizer que você quer saber onde comprar a Rara Flor Papagaio da Tailândia? Leia toda a reportagem e achará a resposta. Poderá não gostar dela no entanto! E apesar do que você possa pensar, a espécie não é um hoax! Pode ser encontrada em pelo menos três publicações científicas".

Este site tem recebido pedidos e mais pedidos de compra dessa planta mas eles avisam que não a têm na coleção para vender, apesar de muitos sites afirmarem o contrário, equivocadamente. A planta cresce no norte da Tailândia, em Myanmar e numa pequena região do leste da India. E para encerrar a reportagem eles perguntam:
"Está curioso porque não podemos facilmente adquirir a Flor Papagaio da Tailândia? Bem, primeiro responda a seis pequenas questões e tentaremos explicar porque você não pode achar ou comprar a Impatiens psittacina, de modo algum.

1) Você acha que essa planta se parece com qualquer impatiens de jardim?
2) Você vive em uma floresta tropical?
3) Você acredita que esta linda plantinha com a aparência de papagaio cresce facilmente?
4) Você gostaria de ter uma erva feia com 2 metros de altura, se bem que com flores atraentes, no seu quintal?
5) Está disposto a pagar de oito mil a dez mil dólares americanos para obter um pequeno punhado de sementes?
6) GOSTARIA DE CUMPRIR PENA EM UMA CADEIA TAILANDESA?"

Não é complexo de vira-latas não, mas se tivéssemos a Rara Flor Papagaio do Brasil, seria molinho, molinho qualquer americanist, ongueiro ou contrabandista ganhar dinheiro a rodo fazendo... pesquisa científica e abastecendo colecionadores do primeiro mundo.

8 comments:

30 de setembro de 2008 às 15:59 Carlos Emerson Junior disse...

Meu caro Luiz, eu devia ter uns dezoitos anos quando fui pela primeira vez para Mato Grosso (em 1968, para ser mais exato). Fui de ônibus, uma aventura de dois dias em estradas de terra...
Uma das coisas que mais me impressionou, foi ver (é, eu vi mesmo) o aeroporto de Cuiabá, que fica em Vargem Grande, interditado porque um avião da força aérea americana do tipo Hércules, fez um pouso de emergência e arrebentou toda a pista.
Sua carga: areia monazítica. A USAF estava roubando areia, veja você. O caso foi abafado, o avião liberado (sem a carga, é verdade...) e tudo ficou por isso mesmo.
Isso foi a quarenta anos atrás... acho que só piorou, não é mesmo ?

30 de setembro de 2008 às 21:14 Luiz Lailo disse...

Talvez uns quatro ou cinco anos antes dessa sua viagem já se ouvia falar da rapinagem de areia monazítica no Espírito Santo. Eu pensei nisso mas não mencionei porque o post já se alongava.

30 de setembro de 2008 às 23:47 Anônimo disse...

Todos veem aqui e roubam o que podem. Quando não podem, pagam $ 3,00 dolares por algo que vale $3.000 - Um dia, isso mudará?

1 de outubro de 2008 às 11:53 regina claudia brandão disse...

deixei um recado pra vc no blog do jenne mas ele não publicou ... acho que não entendeu. vc tá lá resmungando e eu não resisti. agora não lembro o que escrevi mas, resumindo, é assim ... aceite que o mundo é do rock. juntando meia dúzia de blogueiros rockeiros memando 7 músicas preferidas cada um .... faz o cálculo. bj.

1 de outubro de 2008 às 16:36 Anônimo disse...

seu lailo, tomo vc por um homem inteligente e pro qual não preciso explicar meus escritos, pois, confio ... ainda confio ... na sua capacidade de me interpretar.
1) eu sei, muito bem que esse meme das 7 preferidas não é prerrogativa de rockeiro. as preferidas podem ser de qualquer gênero musical. 2) eu sou apaixonada por música, o rock é o meu ambiente mas mantenho uma coleção razoável de cds de música erudita, por exemplo.
porém, quando sou requisitada para falar ou escrever as minhas preferidas, a escolha recai sobre o meu xodó ... o rock'n roll.
combinado???
pois bem, a partir disso, resolvi fazer uma brincadeira com vc, IGNORANDO outros gêneros. por quê??? porque eu adoro mexer com a sua raiz nilopolense ... acabei de inventar, ou está correto, o termo??? ...
vai daí que, estando eu diante de um meme oferecido a mim por um cara que gosta de rock e que recebeu de outro que, tb gosta de rock, resolvi me espalhar e fazer uma gracinha com vc.
certo???
pois bem ... poste óperas vou querer ouvir todas. se puder colocar umas 4 de verdi, uma outra paixão, vou ficar feliz. de verdi e mozart tenho gravações em número suficiente para abrir uma pequena loja de cds, sem contar os de vinil que estão devidamente embalados e guardados na casa do meu ex marido organizadíssimo.
não precisa usar o youtube, eu não usei, apenas um video que poderia não ter entrado na postagem. entrou pq gosto demais dele.
use o deezer - o endereço está no meu blog. faça o cadastro, depois passe as músicas dos cds pro micro, transformadas em mp3 através do media player ou winamp, faça o upload delas no deezer, abra, nomeie e monte uma pasta com elas no site. na hora que vc quiser cutuque numa pastinha qualquer, o próprio site faz aparecer 2 tocadores com elas, escolhe um deles, copie o código dele e ponha na postagem. não esqueça de desabilitar q ele toque automaticamente, assim que as pessoas abrem seu blog. parece complicado mas é fácil. pede ajuda se precisar. o deezer hospeda suas músicas sem limite.
chega!!! beijo.

2 de outubro de 2008 às 11:01 Anônimo disse...

Esse é um destino típico das coisas naturais: quando raras, quando belas, quando preciosas... E, por outro lado, são ironicamente tiradas do contexto e desviadas da finalidade, tornando-se assim clonadas, feias e simploriamente desprotegidas. É por essa razão que até mesmo o nascimento de um blog que se proponha a surgir da inspiração de um outro já existente (do qual se sabe ser uma obra de arte), deverá ser cuidadosamente planejado e somente surgir quando puder ser gratificantemente uma “quase-extensão” daquele que o inspirou. Esse blog terá que ser assim... um "lugar".

5 de novembro de 2010 às 08:36 Unknown disse...

Hoje ao abrir um e-meio tive a surpresa de ser a da flôr papagaio que por sinal ja possui ela na minha casa e sempre sonhei em possuir de novamente acho lindissima,sou do Brasil e ela se deu muito bem aqui,como faço para ter mais informaçâo sobre ela,ficaria muito feliz se eu podesse adquerir novamente seria um grande presente,pois nunca esqueci desta planta.Qualquer informação peço que mande para esse e-meio mfaty_mel@hotmail.com ficarei muito agradecida.

6 de novembro de 2010 às 13:47 Luiz Lailo disse...

Todas as informações foram dadas aqui no post. Clique no link "Exotic Rainforest", na décima linha. Nada mais sei.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário