Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

É um aviso!

No blog Reinaldo Azevedo, sob o título Lula dá aula de disciplina e hierarquia aos comandantes militares, há um aviso. E não se devem desprezar os avisos.

"O presidente Lula fez uma reunião com o ministro da Defesa (Waldir Pires) e com os três comandantes militares: Juniti Saito (Aeronáutica), Enzo Peri (Exército) e Júlio Soares de Moura Neto (Marinha). Foi um encontro para se explicar. Disse aos comandantes o que era possível dizer: cedeu a todas as reivindicações porque não poderia extremar a situação etc, etc, etc. Parecia até que a crise tinha, então, seis horas e não seis meses. Dos comandantes, ouviu o óbvio. Quebrou-se um precedente, e o risco é que a prática se generalize. Saito observou que há outras categorias técnicas — os responsáveis pela comunicação via rádio, por exemplo — que podem parar o controle aéreo se decidirem se insubordinar. Com valentia tardia, Lula afirmou aos comandantes militares que não ficará refém dos controladores de vôo. É mesmo? E lembrou que o Ministério Público Militar é independente. Em suma: Lula aposta que os promotores façam o que ele não fez — prática que, diga-se, é a cara do presidente e do seu partido, o PT. Os controladores avisam: se os promotores pedirem a punição, eles param de novo.A síntese da reunião poderia ser esta: “Olhem aqui, como o meu governo, há seis meses, está imobilizado diante da crise, a única saída foi desmoralizar o comandante da Aeronáutica e entregar os céus do Brasil ao proselitismo sindical”.Os comandantes militares fizeram de conta que entenderam tudo. E é mesmo uma sorte que eles não façam com Lula, seu chefe formal, o que Lula estimulou os sargentos a fazer com eles.Que coisa! Enquanto deixavam a reunião, os três tinham acabado de receber uma lição do Apedeuta: a hierarquia e a disciplina militares devem se subordinar às necessidades políticas. Os militares não recebiam essa instrução desde 1964..."

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário