Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

My Way

Não, não é a canção do Paul Anka que se tornou famosa na voz de Frank Sinatra. Aliás, Paul Anka escreveu apenas os versos em inglês, que nada têm a ver com o original em francês, música composta em 1967 por Claude François com o título Comme d'habitude.
Trata-se apenas da minha tradução da expressão My Way, que ficaria assim: Meu modo de fazer ou, Meu roteiro e que nada tem com relação à música, repito. Apenas atende ao apelo de um amigo real, por ora virtual, que andou tropeçando nos meandros da informática e formatou erradamente o HD. Terá usado o famoso comando C>Format C:?
Primeiramente vou descrever o que tenho para armazenamento de dados. Um HD dentro do gabinete dividido em C: com 112 GB onde está instalado o Windows Vista, que quase não uso; a outra parte desse HD se chama E:, tem 36,5 GB e contém o Windows XP SP3. Dentro de uma gaveta externa outro HD, G: com 9,59 GB e H: com 27,6 GB com ligação USB. Finalmente, também com ligação USB, um Iomega externo com 232 GB.
Meu HD com os sistemas operacionais tinha uma terceira divisão mas eu a eliminei e distribui o espaço entre as partições C: e H:. Fiz isso usando o Paragon Partition Manager, que é um programa demasiadamente caro para quem não trabalha com manutenção de micros. É sempre bom ter mais de uma partição no HD. Pelo menos é um lugar para salvar as coisas quando advierem problemas.
Meu amigo formatou o HD e perdeu tudo. Estava pedindo os e-mails de nossos amigos comuns, que desapareceram no desastre. Se morássemos perto eu poderia recuperar pelo menos 90% do que ele perdeu usando o EasyRecovery Professional. Quando um gatinho, procurando o quentinho atrás do meu monitor, derrubou o meu Iomega, que estava ligado, eu fiquei desesperado - 250 GB desconectados do computador. Três dias foi quanto durou a recuperação desses dados. Quando contei esse fato a um amigo ele me disse que tinhe um HD, pequeno até, nessas circunstâncias e pediu ajuda. Consegui recuperar seus dados. É claro que sempre se
perde alguma coisa.
Nossos computadores nos reservam grandes surpresas. É uma fonte que desaparece, um driver que não mais funciona, além de outros detalhes "misteriosos". Por exemplo, quando uso o Windows Vista meu HD Iomega não aparece de imediato na relação de HD's do Meu Computador. À medida em que eu vou trabalhando e quando lhe dá na telha ele surge. Não sei o que fazer para remediar isso.
Mas o que eu queria salientar neste artigo é a maneira correta de se navegar na internet e que nem todos conhecem. Quando se abre o botão Iniciar/Painel de Controle/Contas de Usuários geralmente aparece apenas o usuário chamado Administrador do Computador. Eu criei um outro cujo tipo de conta é limitada. Ao contrário do Administrador, o Conta Limitada não pode instalar programas nem tem acesso a determinados arquivos. Então quando se navega na internet ninguém, com a sua aquiescência ou inocência, pode instalar virus no computador.
Mas é aquele caso, faça o que eu mando mas não faça o que eu faço. E, às vezes, por comodidade navego como Administrador em mares nunca dantes e sucumbo em meio às procelas virais.
É muito fácil mudar o usuário: Iniciar/Log Off/Trocar Usuário. Os dois usuários trabalham ao mesmo tempo. Se você estava ouvindo uma música como Administrador, a música continua. É como se você estivesse ouvindo o som da festa na casa do vizinho.

Ali na nuvem de tags é só clicar em tips_tricks e um menu mostrará uns poucos truques que a gente conhece. Alguma dúvida? Enviem cartas à redação. Se soubermos...

2 comments:

24 de maio de 2008 às 20:16 vandehugo disse...

Já li em algum lugar que My Way era a música que "Senhor Olhos Azuis" menos gostava de todo o seu repertório, mas cantava porque o público gostava, isso é que eu chamo de profissionalidade.
E sobre o assunto dos HDs, ainda me lembro meu primeiro problema com um. Lá pelos idos de 1996, engatinhando nos comandos de um PC, recebi uma mensagem de uma janela do Windows 3.11, que rezava o seguinte: "Impossível ler unidade C:"
Se era impossível ler a unidade como recebia uma mensagem do SO? Bastou reiniciar e jurei não mais "malinar" em um sistema como estava fazendo eu. Bem, sou péssimo com promessas e acabei consertando estas.
E sobre as DSLRs, há tempos planejo comprar uma. Quando saiu a 400D foi amor à primeira vista. Agora como quase todas trabalham quase da mesma forma e são equialentes entre si, busca aquela que me ofereça mais por menos. Estou entre a 450D da Canon e a Alpha 300 da Sony, com uma leve tendência para a Alpha, por ter a tela destacável. E vem aí, possívelmente, a série EOS 1000D, que serão mais baratas e com todas as qualidades das séries maiores.

Um abraço.

24 de maio de 2008 às 23:41 Anônimo disse...

Isso é verdade. Casa de ferreiro espeto de pau.

Aqui em casa, para resolver algumas pendengas do genero, cansei de colocar contas limitadas. Instalei o Shadow User Pro.

Quanto a sua unidade, já tentou atualizar o driver do dispositivo. Clique no item, procurar drive atual, que o Vista vai localizar uma correção!

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário