Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Nem todo brasileiro se orgulha da Embraer

Primeiro vôo do Embraer Phenom 300 (mini-jato) ocorrido em 29 de abril de 2008

Eu não entendo muito do assunto mas ouvi dizer que a Embraer poderia construir um avião nos moldes do que Lula encomendou em outro país. Ouvi dizer, não. Mato a cobra e mostro a cobra morta. Eis aqui:
"Se optasse pelo Embraer ERJ 190, fabricado no Brasil, o governo federal teria gasto metade do preço que custou o Airbus Corporate Jetliner e daria empregos para brasileiros, que anda tão necessitado deles. Na configuração para 98 passageiros o ERJ 190 tem um alcance de 4.074 quilômetros e sua máxima velocidade operacional é Mach 0.82, enquanto o Airbus Corporate Jetliner configurado para 39 passageiros tem alcance estimado em 8.000 quilômetros e a mesma velocidade."

Lula preferiu criar empregos em Toulouse, França, onde o Airbus Corporate Jetliner foi montado.
Nem mesmo o primeiro-ministro Tony Blair, líder da segunda maior superpotência do planeta, desfruta de um privilégio igual a esse. Há dois anos, o trabalhista Blair veio ao Brasil, com assessores e jornalistas, na primeira classe de um avião da companhia aérea britânica British Airways.
Como ele, inúmeros presidentes, reis e rainhas têm viajado pelo mundo em aviões de carreira. Mas os presidentes brasileiros - e Lula não é o único - parecem ter mania de grandeza.

É que o Brasil já é autosuficiente em petróleo e Lula se julga um bilionário sheik árabe.

Entrem, principalmente os amigos do Lula, na página É Um Luxo Só para sentir que o apedeuta não é desses mandatários chinfrins que existem mundo afora.
Sua vida de retirante castigado pela seca é coisa do passado. Ele arrenega, mais que o demo arrenega a cruz, a sua vida outrora de sofrimentos. Agora há um bando de otários pagando suas mordomias. E desgraçadamente eu também estou pagando essa conta sem ter feito essa opção infeliz e idiota.

Eu me lembro agora do rigor com que a força policial tratava os fazendeiros e sitiantes, coronéis do sertão, nos idos de 1890, quando protegiam os cangaceiros no nordeste. Eram chamados de coiteiros.
Mas ninguém dá muita importância quando Lula afaga aquilo que ele um dia chamou de "300 picaretas do Congresso". Ele é um coiteiro de corruptos.

Mas vamos dar uma olhada naquilo que traduz o potencial da Embraer, da qual Lula parece que não se orgulha muito. Reparem na comemoração entusiasmada dos funcionários da empresa. Eu me emocionei quando assisti ao banho coletivo, sob as mangueiras dos bombeiros, dos pilotos e do pessoal técnico. Me emocionei tanto quanto, ao voar pela primeira vez, após passar por um corredor polonês e tomar muita porrada nas costas, fui jogado no Lago do Lachê. Todo cadete que fazia o vôo solo e passava por esse batismo, ao chegar ao alojamento tomava um banho de água limpa e passava um talco nas costas para amenizar as ardências provocadas pelos tapinhas nas costas.

2 comments:

4 de maio de 2008 às 19:35 Anônimo disse...

Isso é o que se sabe! E o que não?

4 de maio de 2008 às 19:41 Ricardo Rayol disse...

Concordo isso é o que se sabe, o oculto deve ser mais do que sinistro.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário