Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

O Presidente Negro II

Há quatro meses escrevi o post O Presidente Negro aproveitando o interesse despertado pelo senador americano Barak Obama. No entanto os diversos visitantes, que vieram aqui por pesquisa, não ficaram muito satisfeitos, abandonando o blog rapidamente porque, certamente, queriam ler sobre o candidato e eu, na verdade, apenas fazia um relato sobre alguns aspectos da biografia de Monteiro Lobato.

De repente, em 1928, Lobato materializou uma idéia maluca de que no distante ano de 2228 seria eleito o primeiro Presidente negro nos Estados Unidos. E naqueles tempos a segregação racial era terrível entre os americanos, situação que perdurou pelo menos por mais 50 anos. Difícil era então aceitar a brincadeira do Jules Verne brasileiro expressa nesse livro de ficção científica. Até que apareceu Barak Obama.

Eu pretendo botar mais lenha na fogueira, mas quem quiser ler sobre o candidato americano é favor procurar "The New York Times" ou até mesmo a "Aljazeera.net/english", que mantém uma coluna intitulada "All the latest on the 2008 US Elections".

Eu hoje baixei um PDF do livro de Monteiro Lobato com 179 páginas e já li 40 páginas. Em três dias chegarei a uma conclusão. O arquivo possui 1,90 MB e pode ser baixado aqui. Boa leitura!

4 comments:

8 de maio de 2008 às 16:24 Anônimo disse...

Completamente "linkado" com a informação, com um espírito de boa dosagem nos posts e uma vontade de melhorar para os visitantes.
Sou rápido em perceber isso neste blog.
Um divisor de águas, com um certo dom de procurar as ligações das coisas.
Em tempo: falo sem surtar - esta é uma opinião, embora possa soar como lisonjeador.

9 de maio de 2008 às 23:51 Anônimo disse...

Ainda penso que será mesmo em 2228 a eleição de um negro como presidente dos americanos do norte!

10 de maio de 2008 às 22:24 Areia disse...

Retribuindo sua visita, adorei seu blog, sua particularidade e diversidade. Parabéns.

14 de maio de 2008 às 18:25 vandehugo disse...

Terminei "O Choque das Raças" há uns minutos e fiquei boquiaberto com a capacidade visionária do Monteiro Lobato. Isso das transmissões, comunicações e eleições via rádio (wifi) e a substituição dos jornais por um sistema de informação individual (blogs) me cheira a profecia. Tudo bem, Monteiro "Verne" Lobato bebeu de ótimas fontes mas o certo é que ele bateu Dicunforça nessa novela.
Obrigado pela dica.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário