Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Para lunáticos

Hoje eu tô maluco. E não é de hoje que vivo no mundo da Lua. A primeira viagem tripulada ao satélite teve seu início no dia 16 de Julho de 1969. Mas bem antes disso, talvez em 1960, eu já me colocava uma questão baseada no regresso à Terra de uma viagem espacial. Eu me via numa nave que se aproximava rapidamente do planeta fazendo uma tomada pela parte inferior. E eis um erro: o que nos dá a impressão de em cima ou embaixo? Primeiro a força de gravidade, que puxa pra baixo, depois um plano horizontal. Ou seria o plano horizontal consequência de existir uma força de gravidade?
Mas não importa qual fosse a posição em relação à Terra, haveria o momento da entrada no espaço de ação da gravidade e aí se teria a sensação de em cima. Como seria a percepção desse tô em cima? Perguntei isso ao professor de Física. Ele preferiu dizer que essa questão pertencia à Metafísica e tirou minha escada.

Fiz ainda umas poucas viagens espaciais, sem rumo. Eu me deitava, fechava os olhos e via passarem velozmente os planetas, as estrelas, as galáxias. Eu buscava os limites do Universo. Eu dormia antes de chegar ao meu objetivo.

Em seguida trato da foto acima e da reportagem Extraterrestres, o contato impossível. Cliquem no link e leiam a íntegra.
O universo traz em si a esperança de vida. Em 12 anos foram descobertos mais de 200 planetas fora do nosso sistema solar. Entre eles, Gliese 581c, revelado há alguns meses e potencialmente habitável. "Só a nossa galáxia - e existem milhares delas - contém de 200 a 300 bilhões de estrelas, e tudo permite pensar que várias delas sejam, como o nosso Sol, cercadas de planetas".
.......
Sonhamos com as primeiras frases do romance de Ítalo Calvino, tirado de "As Cosmicômicas" (1965) e intitulado "Os Anos-luz": "Uma noite, eu observava como de hábito o céu com meu telescópio. Notei que de uma galáxia distante 100 milhões de anos-luz saía uma cartolina. Nela estava escrito: 'EU TE VI'..."
.......
"Para um ser humano, é imaginável em um futuro em médio prazo, tocando os limites impostos pela física, atingir uma velocidade dez vezes inferior à da luz, ou seja, 30 mil quilômetros por segundo", explica Sillard. Daí, uma viagem de 44 anos para chegar ao planeta extra-solar mais próximo, e dois séculos para atingir Gliese 581c. "É claro que a duração das missões ultrapassaria a da vida humana".


E a conclusão:
Se quisermos esperar no futuro nos sentir menos sós no universo, sem dúvida é preciso contar principalmente com nossas próprias faculdades de observação. E desenvolvê-las. "Na Terra, cada vez que fomos confrontados com outras civilizações, não as compreendemos", lembra Pierre Lagrange. No entanto, há muito poucas diferenças entre nós e os aborígines da Austrália ou os indígenas da Amazônia. Nesse contexto, ele se pergunta: "Seríamos capazes de ver e de reconhecer civilizações originárias de formas de vida que podem ter tomado dimensões totalmente diferentes da nossa?" Essa é toda a questão.

Tive um amigo que adorava essas prosopopéias. Consultava mapas celestes, era íntimo dos astros e lia os gregos. Tinha uma predileção por Anaximandro ("Onde estiver a origem do que é, aí também deve estar o seu fim, segundo o decreto do destino. Porque as coisas têm de pagar umas às outras castigo e pena, conforme a sentença do tempo").
Anaximandro, a figura mais imponente dos físicos milesianos, o único de cuja concepção do mundo podemos obter uma representação exata. Nele se revela a prodigiosa amplitude do pensamento jõnico. Foi ele quem primeiro criou uma imagem do mundo de verdadeira profundidade metafísica e rigorosa unidade arquitetõnica. Foi ele também o criador do primeiro mapa da Terra e da geografia científica. Remonta igualmente aos tempos da filosofia nascida em Mileto a origem da Matemática grega.


E o primeiro filho desse meu amigo se chamou ... Anaximandro.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário