Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Eu, candidato

Não se assustem. Não sou candidato. É apenas o assunto de um post.
Já fui candidato a vereador pelo PDT em Nilópolis em 1988. Nilópolis é a terra da Beija-Flor que é a Escola campeoníssima do carnaval do Rio de Janeiro.
Beija-Flor é uma marca forte e famosa. Não poucos serviços comerciais ostentam esse título.
Um ex-prefeito do município, o sr. João Baptista, conhecido como Joãozinho, deu, na época, uma entrevista na televisão. Perguntado sobre a importância do fenômeno Beija-Flor no desenvolvimento geral da cidade, respondeu: - "Só se for a Pipoca Beija-Flor", que era uma dentre tantas marcas. Uma maldade, sem dúvida, e uma alfinetada nos dirigentes da Beija-Flor, que são os atuais "donos" da cidade, como costumam dizer alguns moradores.

No PDT me forneceram apostilas com material político, com a história do partido. Em uma das reuniões dos candidatos fui instado a discorrer sobre democracia. Não deixei barato. Falei o que pensava ser a democracia. Acho que eles não gostaram. O presidente local do partido ensaiou uma correção.
Minhas convicções se cristalizam a cada dia. Democracia é uma palavra vazia; a despeito do Bush, a despeito de qualquer desgraçado que queira ser o dono da verdade. E vejam vocês: Lula está em um périplo pela África. Sim, amigo leitor; pode tomar no sentido figurado do Houaiss. Périplo é uma viagem turística de longa duração. E o que foi o nosso (nosso, não; de vocês) presidente fazer lá? Foi a lugares onde impera uma cruel ditadura falar sobre... democracia. Muito meigo!

E o que é a democracia? Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
Mas aqui o povo não manda porra nenhuma, vive levando calça arriada e ainda diz: me engana que eu gosto!

Eu fico com a minha democracia; sigam-me os que forem brasileiros ou fiquem com o Lula, ou com o Bush. Para quem tem gosto apurado, até o Chavez é democrata.

Revogam-se as disposições em contrário.

2 comments:

16 de outubro de 2007 às 16:40 Ricardo Rayol disse...

Obrigado pela sua visita, como você também tem muitos blogs vou eleger esse aqui.

Se quer um exemplo do que Lula pensa de governo democrático passa lá no Jus Indignatus.

17 de outubro de 2007 às 05:59 Lívia Regly disse...

oi!

Vi que vc é meu fã no blogblogs... Obrigada!
Me diga uma coisa: vc mora em Nilópolis? Estava lendo o seu post e por isso a curiosidade...

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário