Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Aos 14 anos eu já conhecia meus caminhos

Robert Merrill faleceu em outubro de 2004 aos 85 anos de idade

No meu tempo no currículo escolar havia Latim, Trabalhos Manuais e Canto Orfeônico. Hoje não sei a quantas anda. Com 14 anos eu já levava uma melodia no bico e gostaria de ter voz de tenor. Vocês sabem, o tenor faz o papel do mocinho na ópera. Para o baixo e o barítono ficam os papéis de pérfido, de sacripanta, de traidor, de subalterno, de bobo da corte, etc...

A professôra de Canto tirou meu cavalinho da chuva: - Seu timbre de voz é de barítono. Mas o que interessa é a beleza da voz, não que se trate de tenor ou de barítono. Isso importa menos.
Um de meus favoritos é o barítono russo Dmitri Hvorostovsky. Mas ele não me faz esquecer Leonard Warren, nem Titta Ruffo, nem Ettore Bastianini, nem Tito Gobbi.
Leonard Warren deve ser o melhor deles todos. Dmitri Hvorostovsky não vai chegar lá. Já está na descendente.
Sabem? Eu ia publicar o vídeo do Barry White, um timbre de voz para ninguém botar defeito. Foi minha idéia ao iniciar o post. Fica para o post seguinte. Agora teremos um outro célebre de quem me esqueci na relação acima: o barítono americano Robert Merrill.

Il Prologo da ópera I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo



0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário