Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Que malas son las elites

Lula diz que a América Latina não precisa de líderes, mas ele sabe que já existe um

Equatorianos votam uma nova Assembléia
Traduzido de Aljazeera.net

Os equatorianos elegerão uma assembléia constituinte para reescrever a constituição do país. Rafael Correa, o presidente, que foi eleito há um ano, quer que os eleitos dissolvam o congresso, que ele chama de "corrupto e incompetente. E disse mais: - " É preciso eliminar os mitos do neo-liberalismo".
Enquanto apela para o "século 21 do socialismo", com garantias para a educação e saúde gratuita, Correa prevê a nacionalização das empresas privadas.Ele quer dar um basta nos privilégios das elites embora ele mesmo tenha estudado nos Estados Unidos e na Europa.


É interessante como as elites são um flagelo em grande parte da América Latina. Hoje recebi um email que, num trecho, dizia: "Confesso que não me surpreendi com essa total inversão de valores. Quando cursava a faculdade, em meados dos anos 1970, um dos mitos mais caros do pensamento esquerdista era o que pregava que todas as mazelas do Brasil eram culpa exclusiva de suas execráveis elites. O povo em geral, os cidadãos humildes, era puro de alma, solidário por natureza e sempre pronto a empenhar o melhor de si em prol da coletividade. Mas ele não tinha chance de fazê-lo porque as elites, egoístas e gananciosas, não lhe davam oportunidade. É mais ou menos a forma como os marxistas tradicionais idealizavam a classe burguesa. Elimine-se a burguesia e os seus valores, e a sociedade, quase que naturalmente, se tornará justa, fraterna, cooperativa e voltada para o bem comum".

Acontece que agora as elites são eles. Sem estudo, sem competência, fazendo a apologia da "pobreza". Estão ocupando os cargos disponíveis nas estatais. E você, vai fazer o que? Vai se sentir envergonhado de ser "elite", de promover a riqueza do país? Ou vai fazer parte do ideário dessa quadrilha que se alastra pela América Latina?

2 comments:

30 de setembro de 2007 às 19:05 Anônimo disse...

Oi Luiz, obrigada pela visita ao meu blog, passei para te deixar um olá.

Daniela

1 de outubro de 2007 às 08:02 mara* disse...

Já não se fazem líderes como antigamente. Nada mais comprova isso do que a visão dos que estão aí pelas nossas Américas. O astro maior, Bush, não tem luz própria, chegou ao poder por meios não muito claros numa eleição decidida num Estado governado por seu irmão. E como pode um país que decide o destino do mundo ter recontagem de votos? Um ponto para nós. Kirchner está mais para um cantor de tango de cais, opaco até para isso. Chávez, o tenente-coronel, incorpora o militar trapalhão e Lula é uma caricatura do homem que conheci nos tempos de chumbo. Há um provérbio oriental que diz: "quem vence dragões, também vira dragão". Nos tempos em que reis detinham o poder absoluto dizia-se que “o poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente”, palavras tão citadas que se tornaram um clichê. O ditado que nos cabe hoje é “o poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas.” Infelizmente assim é o poder: seduz, corrompe, decepciona. Aliás, muita coisa não se faz como antigamente. Querido amigo, também estou sem muito tempo, ando com o nariz enfiado em livros e apostilas, estudando para concursos, já prestei para uma vaga na Universidade Estadual Paulista daqui, o próximo é para um cargo na prefeitura. Aqui, os pastos também estão em estado lastimável, a falta de leite é gritante e o preço está pela hora da morte. Tenho caminhado por aqui, um caminho que gosto de trilhar.

Um beijão carinhoso.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário