Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Os pássaros ou, o Real realça o Imaginário

Quando Hitchcock lançou Psicose, em 1960, estava arrumando também uma tremenda encrenca. O filme que seguiria seu grande clássico teria de ser bom o bastante para agradar aos fãs, sedentos por uma nova história de horror que fosse tão boa quanto a anterior. Mas Hitchcock presenteou seus fãs, em seu qüinquagésimo filme, com uma obra totalmente diferente de tudo o que ele já havia feito antes: Os Pássaros, de 1963.
Parece superficial? Sim, claro! Inverossímil até, ver um monte de pássaros atacando pessoas, aparentemente sem mais nem menos.


Eis a nova (velha) metáfora do Presidente: Lula volta a reclamar dos pássaros de "mau agouro" que atacam as boas coisas que se fazem no seu governo, aparentemente sem mais nem menos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, sem citar nomes, que o governo enfrenta o descrédito e o pessimismo por parte de setores da sociedade.
Lula voltou a reclamar das "aves de mau agouro", no lançamento do chamado PAC da Juventude. "É uma revoada de aves de mau agouro não querendo que as coisas dêem certo neste País", disse.

Mas o senador Alvaro Dias (PSDB - PR), em um artigo do qual não consegui anotar a data, diz que essa nova queixa do Presidente faz sentido.
Há duzentos anos, o presidente Thomas Jefferson resumiu com máxima propriedade: “A única segurança que existe está em uma imprensa livre”. A visão do presidente Lula sobre a mídia nos parece destoar do senso comum, o que, convenhamos, não constitui novidade, afinal Sua Excelência encontra-se literalmente deslocado no processo decisório do País. Para ele “setores da política e imprensa são aves de mau agouro”, o que pode ser explicado pela sua convivência com os corvos e aves de rapina desde que tomou posse.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário