Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

De festas e de festeiros

Cáspite! Eis minha idéia perdida

Antigamente eu frequentava o CADEG - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara, Rio de Janeiro. Acabou o Estado da Guanabara mas não havia como mudar o nome do mercado. Questão de tradição. Como bom freguês me tornei amigo do dono do Laticínio Brasil Tropical Ltda.
Certo dia ele comentava comigo em sua loja: - "Aquela senhora é governanta da família de um dono de Banco. Cada vez que vem aqui gasta não menos que mil reais". Isso há tempos, no valor antigo da moeda.
Não me lembra mais qual o Banco e mesmo que lembrasse isso seria irrelevante. E eu sonhava com um freguês desses.
Você nunca vai encontrar um figurão dentro das Sendas, Prezunic ou Carrefour empurrando um carrinho de compras. Esqueça. Eles pagam uma governanta para fazer esse serviço. Mas eu conhecia uma pessoa com esse gabarito, com o perfil de quem não frequenta supermercado. Eu muitas vezes o encontrava no Banco do Brasil. Eu ia lá, claro, para pagar contas, promissõrias e quitar papagaios. Ele, para gerenciar o andamento de sua polpuda conta bancária. Geralmente ele me cumprimentava primeiro. Não tínhamos uma intimidade coloquial nem chegávamos a entabular nenhum tipo de conversa. Mas certo dia em que me achei mais "autêntico", como
costumava dizer um ex-amigo meu (ah, essa falsa cultura!), disse-lhe dos meus bons doces, dos meus excelentes queijos e dos meus razoáveis vinhos. Ele me agradeceu mas me revelou não ser festeiro. Esse tipo de compra não fazia sua praia.
Uma semana depois eu o vi, à noite, numa churrascaria ao lado da minha casa. Não tive a indiscrição de observar quem o acompanhava nem que acepipes guarneciam sua mesa mas cheguei à conclusão de que ele era, sim, festeiro.
Não sou atrevido e, como falei, não tínhamos uma relativa intimidade. Caso contrário eu seria capaz de perguntar-lhe se ele era simpático ao PT, se fazia parte do quadro dos companheiros. Porque, estes sim, são festeiros. Fazem de tudo sua alegria. Mesmo quando o país está em desgraça e afunda em escândalos. Tristes são os brasileiros.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário