Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Tenho pena de jornalista

Você está certa, errado é quem te dá razão!


Agora pela manhã assisti a uma entrevista do Lula dada à imprensa. Há que ter estômago, o homem calado é um poeta, como diria o jogador Romário. Eu tenho um grave problema auricular, e não se trata de infecção bacteriana ou coisa que o valha. Minhas "orelha" podem até ouvir uma vaia mas doem de verdade quando ouvem algo como: ele "opíta", do verbo optar (não, opitar). Isso eu ouvi de uma jornalista; errar não é privilégio dos iletrados. Eu mesmo tenho falado e escrito erradamente vez por outra. Mas não faço disso um traço eloquente da minha personalidade. Deixo essas glórias para o Presidente Lula, cuja mãe nasceu analfabeta.
Certamente consoantes sem vogais são como pudim sem açúcar, disse alguém. E o Lula gosta de adoçar suas consoantes pois que fala frequentemente de um tal "adevogado". E repete e repete. Agora percebi que ele incorporou também um cacoete ao seu discurso: a cada explanação feita inclui uma indagação: sabe? sabe? sabe? Com a sua economia de "esses" ninguém mais se incomoda. Nem com o pronome no plural e o verbo no singular. Lula é um grande exemplo para a juventude brasileira que anseia por cultura e ascenção social.
Lula disse que quer acabar com o apartheid social. Mentira. Ele promove o apartheid social.
Ele quer que o Brasil seja uma grande classe média, não existirão pobres. Eu acho que ele quer transformar a classe média em uma grande legião de pobres.
Considerou que as elites não querem negros e pobres nas universidades. E eu vou dizer com todas as letras: a universidade não é lugar de faz de conta. Quem não tem competência não se estabelece. Eu gostaria de ser um barítono de sucesso. No máximo posso ser um tenor de chuveiro. Eu gostaria de ser um violonista virtuoso, mas não me arrisco a enfrentar uma platéia.
Perguntem ao Lula se ele toparia ser operado por um médico formado nessa universidade de pobres. A condição financeira ou a cor da pele não são parâmetros para acesso ao estudo superior. A universidade não é babá de aluno, como no jardim de infância. Os incapazes serão deixados à margem, disso ninguém duvide.
Tenho pena de jornalistas. Eles têm, por dever de ofício, que ouvir diversas personalidades e entrevistá-las. Não se pode querer só felicidade...

1 comments:

2 de dezembro de 2008 às 08:29 Anônimo disse...

Suas palavras são ridículas, seu texto é nojento. Vc devia fazer o melhor: calar a sua boca. Engraçado como uma pessoa se acha no direito de falar de forma escrota sobre um presidente. Você é muito melhor que ele na prática da língua portuguesa, não é? Com toda a certeza que sim. E se talento e saber para a língua fizesse um bom presidente, deviamos eleger o senhor Aurélio Buarque de Hollanda, correto?
Animal bloguiano, te desprezo.

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário