Lugar_RSI

AvatarLugar do Real, do Simbólico e do Imaginário
Aqui não se fala dos conceitos de Lacan e a palavra lugar deve ser pensada em sua definição matemática

Os mais lidos da semana

Está o post Lugar do Real, do Simbólico e do Imaginário como o mais lido desta semana e muitas vezes é o resultado de pesquisas diversas. Um leitor pesquisou "ideologia simbolico falso real verdadeiro" e outro, "o real o simbolico e o imaginario".
Entre as várias respostas, meu blog incluído, veio Poesia: O real e o simbólico - Glória Leal.
Ela é psicanalista, poetisa, professora de Medicina Psicossomática e Fundamentos da Psicanálise. É graduada em Psicologia e Medicina e pós-graduada em Medicina Psicossomática. E enquanto discorre sobre os registros lacanianos vai deixando fluir, talvez à guisa de ilustração, a sua poesia leve.

"Do encontro não marcado saímos marcados. Podemos matar ou morrer. Crenças imaginárias são sacrificadas. Como o deus Shiva, o Real promove destruição e renovação. Segundo Felix Guattari, o sujeito é um Eu que morre. Todo fim é um começo.

Pari passu
passo e paro
no outro quadrado
claro entre fumaça de cigarro
reparo
a rainha branca se aproximando
tão bela
me distraio
e caio
não posso dar mais
um passo
sem meus bispos
sem cavalos
ferido mortalmente
caio
xeque mate
morro
na próxima partida
mato.

O Real tem poder de colocar em xeque qualquer idealização nossa. É um puxão violento no tapete das certezas, obrigando a uma nova arrumação. Alguma coisa se quebra, se perde ou se joga fora e ficamos mais espaçosos. De qualquer modo, não seremos os mesmos".

Dmitri Hvorostovsky é o segundo mais lido - geralmente se procura apenas Dmitri. A primeira resposta é Dmitri Ivanovitch Mendeleev, aquele da famosa tabela de elementos químicos.

Tudo japonês é o terceiro.
O mais curioso é o modo como os leitores descobrem esse post. Em geral procuram a tradução de uma determinada palavra para o japonês. Mas na maioria das vezes querem informações mesmo é sobre aquele detalhe da anatomia do japonês. Não vão encontrar. E a culpa não é minha.

0 comments:

Postar um comentário

Qualquer mensagem não relacionada à postagem deverá ser colocada no Quadro de Recados e, de preferência, não contendo SPAM.
Anônimo, faça a gentileza de deixar seu nome ao final do comentário